Com investimentos de R$ 780 mil, SAF entrega kits de irrigação para a agricultura familiar em 60 municípios

Entrega de 650 kits faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar do Governo do Piauí.

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) entregou nesta sexta-feira (5) 650 kits de irrigação para agricultores familiares de 60 municípios do Piauí. A entrega contou com um investimento de R$ 780 mil, com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Limma.

Receberam os kits entidades que atuam com a agricultura familiar em municípios dos 12 territórios piauienses. A entrega aconteceu no Centro Guadalupe, na Vila Operária, zona Norte de Teresina.

Para a secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, a entrega de kits de irrigação representa um momento importante porque são equipamentos que possibilitam ao agricultor produzir o ano inteiro e uma melhoria na qualidade dos seus produtos.

“É uma ação extremamente importante porque ela estrutura o processo produtivo da agricultura familiar, permite que o agricultor familiar tenha mais de uma safra por ano, permite também que ele possa diversificar os produtos. Então, toda entrega de kit de irrigação é muito simbólica porque está diretamente vinculada a produção de mais alimentos saudáveis, permitindo que o agricultor familiar possa gerar mais renda”, disse.

Autor das emendas parlamentares, o deputado estadual Francisco Limma aponta que os equipamentos vão auxiliar quintais produtivos e pequenas hortas, o que vai garantir um aumento da produção de alimentos saudáveis para a agricultura familiar nos municípios do Piauí.

“As novas tecnologias possibilitam você ter safra independente do período chuvoso, e aqui são kits de 500 m² que vão ajudar a fortalecer a produção principalmente dos quintais, das hortas né, e isso ajuda a produzir alimentos saudáveis, a melhorar a renda e a você ter mais de uma safra por ano. Hoje, o desafio da agricultura familiar é produzir mais, consumir produtos de mais qualidade, vender melhor e ter mais renda”, explicou.

Representante de uma das entidades recebedora, o presidente da Fundação Maria Luísa Rocha, de Campo Maior, cita que a entidade recebeu seis kits. Ele lembrou que os equipamentos vão auxiliar na produção dos pequenos agricultores do município, que têm dificuldade com a irrigação no período mais seco do ano.

“É uma satisfação muito grande receber esses equipamentos, são de extrema importância para a agricultura familiar, vai melhorar a vida do agricultor, fazendo com que ele produza não só no período chuvoso, como é o habitual, mas durante o ano inteiro”, comemorou.

Tags: ,

 

Leia Também