Encontro discute ações para a cadeia produtiva da pesca no litoral do Piauí

Geirlys Silva/Ascom SAF
Geirlys Silva/Ascom SAF

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou nesta quinta (22) e sexta (23) um encontro que discutiu características e estratégias para o desenvolvimento de projetos para a Cadeira Produtiva da Pesca no litoral do Piauí. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), na cidade de Parnaíba. O espaço reuniu representantes de órgãos do Governo do Estado, dentre as quais, Investe Piauí e Porto Piauí, e do Governo Federal, além de empresários, acadêmicos de áreas voltadas à pesca e aquicultura, para formalizar ações de apoio aos produtores.

Na quinta, o encontro foi dividido em três espaços: o primeiro, pela manhã, apresentou a temática e o cenário atual da pesca e da aquicultura; em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos para discussão de eixos temáticos e a apresentação de sugestões de ações para a cadeia produtiva da pesca; por fim, a apresentação dos relatórios de cada grupo e a discussão das possibilidades, alinhando estratégias para ampliar o apoio aos produtores.

Geirlys Silva/Ascom SAF
Geirlys Silva/Ascom SAF

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, citou a necessidade de diálogo com os entes envolvidos da cadeia produtiva da pesca para ampliar as análises de propostas.

Geirlys Silva/Ascom SAF
Geirlys Silva/Ascom SAF

“Tudo isso vai gerar informações mais precisas para que as propostas que possam ser elaboradas tenham de fato o efeito de inclusão produtiva dessa população, de pescadores artesanais, de marisqueiras, dos ribeirinhos, e que permita também que essa população tenha outras alternativas, inclusive de geração de renda”, apontou.

A Porto Piauí é uma subsidiária da Investe Piauí, e gere duas infraestruturas no litoral: o Terminal de Cargas e o Terminal Pesqueiro, ambos em Luís Correia. O diretor comercial da Porto Piauí, Igor Pontes, citou a necessidade de ampliar o debate sobre a pesca e a aquicultura e a necessidade de melhor utilização dos terminais e a relação com a comunidade.

Geirlys Silva/Ascom SAF
Geirlys Silva/Ascom SAF

“Sabemos da necessidade de nos apropriar dessa cadeia da pesca, sobretudo no norte do Piauí, uma vez que o estado do Piauí está investindo em um ativo. Para que a gente possa cumprir o nosso papel social de provir uma infraestrutura que vai atender a sociedade”, destacou.

Visita técnica

Geirlys Silva/Ascom SAF
Geirlys Silva/Ascom SAF

Nesta sexta, a equipe da SAF fez uma visita técnica acompanhada de representantes da Porto PI às instalações do Porto de Luís Correia, que está em fase de estruturação e deve iniciar as operações no primeiro semestre de 2025.

Geirlys Silva/Ascom SAF

Tags: , , , ,

 

Leia Também