SAF e Seduc promovem degustação de mel para inclusão na alimentação escolar

O Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Helvídio Nunes recebeu nesta quinta-feira (12) sachês de mel produzido por agricultores familiares da Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) para compor a refeições dos alunos. Em atuação conjunta, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e a Secretaria de Educação (Seduc) realizaram uma degustação de mel, em caráter de análise para inclusão do alimento como sobremesa na merenda dos alunos.

A degustação teve como objetivo familiarizar os estudantes com o novo item no cardápio, bem como ressaltar os benefícios do mel. A ação contou com a presença de estudantes, professores, nutricionistas e representantes das duas secretarias, que destacaram a importância de oferecer produtos locais e saudáveis na alimentação dos alunos.

O superintendente de Comercialização, Agroindustrialização e Inovação (SCAI) da SAF, Evandro Cardoso, explica que a ação visa ampliar o mercado da cadeia produtiva do mel, fortalecendo o consumo do produto dentro do próprio estado, além de reforçar o cardápio nutricional das escolas.

“O Piauí é um grande produtor de mel, mas pouco consumido ainda pela população no Estado. A experiência é um mecanismo que a Secretaria entende para fortalecer a cadeia do mel, inserindo-o como alimento na carteira de alimentação das escolas, nos cardápios das escolas”, apontou o superintendente.

O mel, agora parte do cardápio escolar, foi selecionado por suas qualidades nutricionais e por seu potencial de fortalecer a agricultura familiar local. A iniciativa visa não apenas melhorar a qualidade da alimentação nas escolas, mas também apoiar os produtores. Após o período de degustação, nutricionistas da Seduc avaliarão a inclusão do produto na alimentação dos alunos do CETI Helvídio Nunes.

A nutricionista Laysse Morais ressalta o caráter nutritivo do mel, associado com a melhora da memória e na concentração dos alunos.

“Ele é um alimento bem importante, que pode ser introduzido tão logo aprovado na alimentação escolar. O mel tem uma excelente importância no quesito glicose, no sentido de melhorar o fluxo tanto de concentração dos alunos, quanto de energia e ajuda também na questão da sobremesa, que é um agrado, que é uma atração para os alunos, quando a gente consegue introduzir sobremesa na alimentação escolar”, destacou.

A parceria entre SAF e Seduc na distribuição do mel para alunos da rede estadual de ensino acontece desde 2023, contemplando o CETI Pe. Joaquim Nonato, na zona sul de Teresina.

Tags: , , ,

 

Leia Também