O prazo de inscrição e de adesão de agricultores familiares para o programa Garantia Safra em 69 municípios do Piauí foi prorrogado. O programa, que é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), disponibiliza recursos aos produtores que tiveram perda na safra por conta de desastres naturais como enchente e estiagem.
Para 69 municípios do Piauí localizado no sul do estado (Região I), os agricultores podem se inscrever no programa até o dia 21 de outubro de 2024. Para aderir ao programa, ou seja, o prazo para pagar a taxa de confirmação para participação, os produtores têm até o dia 30 de novembro.
Nestes municípios, cerca de 24 mil famílias estão aptas a se inscreverem e, caso tenham a perda de safra confirmada, receberem o benefício.
Os agricultores podem se inscrever junto às secretarias municipais de agricultura, nos sindicatos de trabalhadores rurais e também com os técnicos da Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA).
Atualmente, o agricultor beneficiado recebe a quantia de R$ 1.200,00. Para a safra 2024/2025, o Piauí solicitou ao Governo Federal e teve concedidas 90 mil cotas. Para receber, o agricultor precisa ter registro do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), antiga Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O recurso é efetivado se for constatada a perda da produção a partir de 50%.
Para os agricultores dos outros 155 municípios (Região II), o prazo de inscrição segue o vigente, até o dia 21 de novembro.
Municípios da Região I, com prazo prorrogado:
Tags: agricultura familiar, saf piauí