O segundo dia da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária contou com palestras e apresentações sobre temas diversos relativos à produção no campo e a agricultura familiar. As palestras aconteceram no auditório Sueli Rodrigues, na Cesvale, que fica no Shopping Riverside, e contou com a presença de mais de 100 agricultores familiares do Piauí.
A secretária da Agricultura Familiar (SAF) do Piauí, Rejane Tavares, fez uma exposição sobre o Programa de Valorização da Agricultura Familiar, juntamente com o secretário-executivo de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido da Paraíba, Bivar Duda. O programa é uma estratégia de dinamização e modernização do trabalho no campo, por meio de investimento em organização e tecnologia, com foco na elevação das oportunidades de trabalho e renda no campo, em cada Território de Desenvolvimento do estado.
“É um programa estratégico da SAF que trabalha a agricultura familiar por meio de políticas públicas com uma abordagem territorial. E temos também palestras sobre programas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), dentre outros debates técnicos que contribuem com a formação dos agricultores familiares”, disse.
Para Sanilton Carvalho, agricultor familiar de Colônia do Gurguéia, participar das palestras permite conhecer a capacidade produtiva do Piauí. “A importância de participar desse evento é conhecer a capacidade de produção da agricultura familiar e agregar valor ao trabalho com essa troca de conhecimento”, afirma o agricultor.
A palestra faz parte da programação da Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária. Além da programação de palestras, a feira acontece no Parque Potycabana em Teresina e reúne cerca de 150 agricultores familiares, comercializando alimentos e artesanato. A programação musical conta com a participação de bandas locais e regionais.
Ainda nesta sexta-feira, aconteceram as palestras: “Selo Biocombustível Social: A inclusão sustentável da agricultura familiar na produção de biocombustíveis – Desafios e oportunidades para a transição energética e a soberania alimentar no Piauí” com a consultora do MDA Cristina Andrea Veloso; e “Adaptação, inovação e resiliência no campo” com a professora de Ciência Política da UFPI Bárbara Johas e o presidente do Instituto Ubiqua, Jessé Barbosa.
Já a palestra sobre Certificação Digital da Adapi foi proferida pelo gerente de Inspeção Vegetal Ernando Moura e o gerente de Inspeção Animal, Gerlan Vieira. Em seguida, foi a apresentação da Plataforma Made in Piauí, da Investe Piauí, com o gerente de Comércio Exterior da Investe, Gustavo Henrique Lopes Dias, e o gerente de Comércio Exterior e Acesso a Mercados da Investe Piauí, coordenador do Programa Made in Piauí.
A programação segue neste sábado (23)
9h30 – Plenária da Agroecologia e Posse do Conselho Estadual de Agroecologia (Antônio Pereira – diretor de Assistência Técnica da SAF-PI);
11h30 – Apresentação do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Danilo Viana, superintendente da Conab);
14h30 – Ater Digital (Teresa Herr, chefe adjunta de Transferência de Tecnologia da Embrapa Meio Norte);
15h30 – Linhas de crédito (Marcos Emanuel Araújo, coordenador de Crédito Rural / Badespi).
Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária
A Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária é uma realização do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Consórcio Nordeste, em uma promoção conjunta à União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Fundação de Apoio ao IFRN (Funcern), com patrocínio do Banco do Nordeste e da Caixa.
A feira do Piauí conta, ainda, com o apoio do Senar, do Instituto Ubíqua, da Cáritas Arquidiocesana de Teresina, Aliança pela Inclusão Produtiva (Aipê), Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Investe Piauí, Coordenadoria de Comunicação Social (CCOM), Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Secretaria de Governo (Segov), Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Educação (Seduc).
Tags: agricultura familiar, saf piauí