Programa vai oferecer capacitações para fortalecer cooperativas da agricultura familiar no Piauí

O Programa de Fortalecimento das Cooperativas da Agricultura Familiar do Piauí (Redecoopi) está sendo estruturado para fortalecer cooperativas e, por consequência, incentivar a comercialização de produtos da agricultura familiar do Piauí. Executado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com a Investe Piauí, serão oferecidos capacitações e assessoramento a dez cooperativas de diferentes cadeias produtivas do Piauí.

A coordenadora do Programa RedeCoop, Jeosafira Chagas, explica que o programa vai contar com assessoria técnica nas áreas jurídica, contábil e de gestão para oferecer uma melhor formatação às cooperativas da agricultura familiar.

“É um programa de fortalecimento das cooperativas da agricultura familiar, no tocante a questão da infraestrutura, à gestão, e à organização social. Durante esses dois anos, um conjunto de ações será realizado. O objetivo é construir coletivamente com as cooperativas”, citou.

Para a seleção das dez cooperativas, serão levadas em conta os diferentes territórios e também as diversas cadeias produtivas. Também vão ser priorizadas cooperativas de locais beneficiados com outros projetos da SAF, como por exemplo, o Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), que vai apoiar com a construção de projetos produtivos no campo. O programa RedeCoop também vai priorizar a participação de mulheres e jovens nos espaços de gestão das cooperativas.

“Uma forma de trazer os jovens para o campo é fazê-lo protagonista dentro das cooperativas, assumindo cargos de gestão e fazer valer a força que eles têm. E as mulheres que já são protagonistas no campo, a gente quer incentivar que elas participem da gestão da cooperativa e da comercialização”, pontuou.

Após a seleção das cooperativas e a contratação da equipe técnica, deverão ter início em fevereiro de 2025 as primeiras oficinas de apresentação dos programas às cooperativas e o início das ações.

Tags:

 

Leia Também