O programa Juventude Rural Transformadora, que vai formar 100 jovens estudantes do campo em um curso teórico-prático de Agricultura Familiar Sustentável, vai ter seu início efetivamente nesta segunda-feira (9) com um grande encontro presencial dos alunos. A solenidade de abertura do encontro de ambientação vai acontecer às 19h no auditório do Campus do Instituto Federal do Piauí (IFPI) Central, que fica localizado na Praça da Liberdade, nº 1597, Centro de Teresina.
Esse será o primeiro encontro presencial depois das etapas de seleção dos estudantes. O Juventude Rural Transformadora é uma iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceira com o IFPI e com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A iniciativa também conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP).
O encontro presencial que vai iniciar nesta segunda (9) vai marcar o primeiro contato dos estudantes, que representam todos os 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí entre si e com os Agentes de Desenvolvimento Territoriais da SAF, que irão auxiliar os estudantes no processo de desenvolvimento de um projeto. Eles permanecerão em Teresina até a quarta-feira (11), onde terão, durante este período, orientações sobre a plataforma online de aulas do IFPI – o curso terá aulas presenciais e também virtuais.
A ideia do Juventude Rural Transformadora é que os 100 estudantes identifiquem oportunidades de aperfeiçoamento da produção da região onde vivem e construam projetos que permitam o desenvolvimento da realidade local a partir dos programas da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). Os jovens selecionados irão receber uma bolsa de R$ 1 mil, que terá duração de 18 meses. Os estudantes selecionados são egressos de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Escolas Rurais, Escolas Agrotécnicas e do IFPI e têm relação com a agricultura familiar nas suas comunidades.