A Quitanda da Agricultura Familiar encerrou o calendário de atividades nesse domingo (22), na Feirinha Verde, que acontece no Espaço Rosa dos Ventos na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Através do projeto, iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) que visa valorizar o trabalho dos agricultores familiares, os agricultores familiares faturaram R$741.122,31 em 277 feiras realizadas em 2024.
Neste ano, através de parcerias com condomínios e instituições privadas, feiras em praças e a Quitanda do Palácio de Karnak, o projeto dobrou a realização de eventos. Os dados apresentados apontam o sucesso das políticas de comercialização da secretaria. O diretor de Inovação da SAF, Tiago Patrício, destaca a organização dos produtores e a ampliação de parcerias como fatores fundamentais para levar a Quitanda a mais espaços.
“A Quitanda é a oportunidade para os produtores do entorno de Teresina levarem seus alimentos a mais pessoas. Neste ano, a SAF alcançou as quitandas nas empresas, as quitandas nos condomínios, as quitandas nas feirinhas, que todo mundo já conhece e já sabe, agora a quitanda nas instituições e no Palácio de Karnak, onde trazemos nossa agricultura familiar para mais perto dos consumidores”, explicou Tiago.
A ampliação de feiras também foi comemorada por quem produz. Para o agricultor, Wilson Chagas, do assentamento Lembrada, em Altos, o projeto Quitanda possibilitou para que ele e sua família pudessem comercializar diferentes tipos de produtos, melhorando sua renda.
“Quando começamos a participar, a gente participava mais com a capote, a galinha e o leitão, começamos a agregar os produtos juntos. Nós trazíamos menos, mas de acordo com a demanda, a gente foi vendo os produtos, e a proposta aumentou, e tivemos que aumentar a produção também, com outras opções sempre mantendo a qualidade,” apontou Wilson.
Para quem já participava da Quitanda, a garantia de espaços para comercialização dos produtos deu a possibilidade de melhoria do plantio. José Laurindo Soares, agricultor do assentamento 17 de abril, em Teresina, apostou na agroecologia para agregar valor à sua produção, com iniciativas em harmonia com a natureza.
“Do ano passado pra cá melhorou bastante na questão do sistema que a gente plantava. Nós plantávamos no sistema mesmo tradicional, mas depois que a gente mudou pro sistema agroecológico, a produção das fruteiras, hortaliças, melhorou. É um trabalho muito mais voltado pra agricultura familiar e que traz mudança no tipo de alimento que vai ser produzido,” disse o agricultor.
Quitanda da Agricultura Familiar
A Quitanda da Agricultura Familiar é um projeto da SAF que consiste em feiras organizadas para promoção e comercialização de produtos de associações rurais produtores e cooperativas da agricultura familiar. Aos domingos, é realizada na Feirinha Verde, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Outras versões do projeto também ocorrem em condomínios e empresas, além das edições mensais no Palácio de Karnak. A Quitanda também conta com gôndolas em supermercados distribuídos pelo Piauí onde são comercializados produtos da agricultura familiar.
Tags: agricultura familiar, quitanda