Através das políticas de desenvolvimento rural executadas pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), milhares de piauienses puderam aprimorar o trabalho no campo. Por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, foram entregues em 2024 mais de mil kits de irrigação, beneficiando 2.611 famílias em todo o estado.
O Superintende de Ações de Apoio a Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, destaca a importância dos programas de fortalecimento da base produtiva, como o uso de tecnologias na agricultura familiar, a aquisição e entrega de tratores de pequeno e médio porte, além dos kits de irrigação.
“Temos desenvolvido programas que possibilitam que os agricultores tenham uma produção mais eficiente, incrementando e melhorando a produtividade. Desse modo, a agricultura familiar, com mais tecnologia, vai gerar o aumento da renda dos produtores”, apontou o superintendente.
Anualmente, a SAF distribui entre 1000 e 1500 kits de irrigação, oportunizando a agricultores familiares o acesso às tecnologias que aprimorem o trabalho do campo. Em 2024, foram investidos mais de R$ 3 milhões na distribuição de kits de irrigação por todo o estado. O assentamento Serra do Gavião, localizado na zona rural de Teresina, foi uma das comunidades contempladas pela entrega, facilitando a produção dos produtores, como o presidente da associação da região, Edivar Braga.
“No assentamento nós plantamos banana, cheiro-verde, alface, couve, coentro, cebolinha. Com os kits de irrigação, a nossa produção melhorou demais, porque mesmo com a escassez de chuvas, os alimentos podem ser cultivados, evitando a perda da produção”, disse o agricultor.
O Programa de Valorização da Agricultura Familiar, executado por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), tem como principal objetivo fortalecer a base produtiva e promover a inclusão social e econômica das famílias do campo.
Tags: agricultura familiar, saf, saf piauí