Comitiva do Governo e Banco Mundial visitam assentamento da agricultura familiar que pode ser beneficiado com Projeto Pilares

Uma comitiva do Governo do Estado, acompanhada por representantes do Banco Mundial, visitou nesta sexta (14) o Assentamento Olho D’Água, localizado no município de Colônia do Gurguéia. O objetivo foi conhecer de perto a realidade da comunidade e divulgar o Programa Pilares do Crescimento II, iniciativa voltada para o fortalecimento da economia local e da agricultura familiar.

A delegação governamental contou com a participação de representantes da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Planejamento (SEPLAN), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Secretaria da Assistência Social (SASC) e do Instituto de Terras do Piauí (INTERPI). Já a equipe do Banco Mundial foi coordenada por Marie Paviot e composta por oito especialistas nas áreas social, produtiva e ambiental.

Durante a visita, os participantes conheceram projetos produtivos desenvolvidos pelos assentados com apoio do governo estadual, por meio da SAF. Um dos destaques foi a produção de cajuína, liderada por um técnico agrícola e produtor local, que expressou sua satisfação com o suporte recebido, especialmente a distribuição de mudas de caju. O assentado apresentou sua área de cultivo e a unidade de processamento onde a produção ganha valor agregado.

Os representantes do Banco Mundial reconheceram a organização e a estrutura da associação local, reconhecendo o esforço da comunidade para fortalecer suas atividades produtivas. Ao longo da visita, também foram discutidas dificuldades e demandas do assentamento, com o objetivo de buscar soluções e ampliar os investimentos na região.

A SAF esteve representada pelos diretores Liz Meireles e Amauri Medeiros, além dos agentes territoriais da Chapada das Mangabeiras, Geminiano Viana e Ailson Medeiros.

Além da visita ao assentamento Olho D’Água, outras localidades que são potenciais beneficiárias do projeto foram visitadas desde a última terça-feira (11) pela comitiva nos municípios de Santa Filomena e Gilbués.

Projeto Pilares do Crescimento II

O Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social – fase II vai investir R$ 250 milhões na agricultura familiar, incluindo o desenvolvimento de técnicas climaticamente inteligentes para a produção de alimentos. O projeto atua, ainda, com outros dois objetivos principais: a regularização fundiária e a regularização ambiental.

Serão implantados 200 planos de investimentos produtivos e sete planos de negócios, em especial para cooperativas e vai ter atuação em seis Territórios de Desenvolvimento do Piauí: Planície Litorânea, Cocais, Carnaubais, Tabuleiros do Alto Parnaíba e Chapada das Mangueiras.

O Projeto Pilares II tem a coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan) e é executado pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Os recursos foram obtidos por meio de empréstimo com o Banco Mundial.

Tags: ,

 

Leia Também