SAF promove serviço de atendimento de saúde gratuito para servidores

A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) realizou na manhã desta sexta-feira (28) uma ação conjunta com o Centro de Referência Estadual a Saúde do Trabalhador (Cerest) para promoção da saúde e prevenção de doenças dos servidores.

A iniciativa é um projeto da Cerest em parceria com a Vigilância Sanitária do Piauí que realiza visitas mensais em órgãos públicos e privados com o objetivo de traçar o perfil do trabalhador com base na identificação de possíveis agravamentos ou ocasionamento de doenças em decorrência das atividades laborais.

No Cerest, é possível realizar checagem de pressão, atendimento com nutricionista, psicólogo e aplicação de vacinas.

A diretora administrativa da SAF, Eliana Machado, explica que a ação conjunta é uma oportunidade dos trabalhadores poderem verificar e tratar da sua saúde em decorrência do local de trabalho e assim poder desenvolver ações para melhorar a situação.

“Aqui nesse encontro temos uma gama de profissionais, equipe multiprofissional, para orientar e conduzir nosso trabalhadores com o objetivo de identificar possíveis problemas de saúde ocasionados pelo ambiente de trabalho, e assim, nós da SAF, podermos desenvolver uma ação de melhoria no local, no clima organizacional e a satisfação do servidor”, afirmou.

De acordo com a assistente social, Márcia Brandão, o Cerest trabalha com um planejamento mensal de visitas a órgãos públicos e privados, sendo possível, também, ser acionado livremente para atender os trabalhadores nos locais de trabalho.

“Nossas visitas acontecem todo mês, as vezes até mais de uma vez no mês, e a SAF, por conhecer nosso trabalho, nos acionou novamente para realizar esse encontro”, disse a assistente social.

A assistente social explica que o encontro é dividido em oito estações que atendem vários campos da saúde física e mental do trabalhador. Sendo elas:

Cuidando do cuidador: checagem de pressão, altura, peso, circunferência
Alimentação saudável: encontro com nutricionista para verificação da rotina alimentar e riscos de possíveis adoecimentos em decorrência da má alimentação
Perfil epidemiológico: verificação de adoecimentos ou agravamentos em decorrência do ambiente de trabalho, prática de atividades físicas, hábitos, verificação da correlação de doenças crônicas com o trabalho.
Ergonomia: conversa com fisioterapeuta sobre questões ergonômicas, postural e orientações sobre como melhorar a postura e evitar riscos de lesões.
Segurança do trabalho: verificação da segurança do trabalho a partir da conversa com engenheiro e técnico em segurança
Imunização: aplicação de vacinas (tétano, hepatite B, tríplice viral e febre amarela) disponíveis para os trabalhadores que estão com a caderneta de vacinação desatualizada.
Saúde mental: escuta ativa e acolhimento com um serviço de psicóloga para identificação de riscos psicossociais, como sobrecarga do trabalho, vínculo precário, verificação da existência de assédio no trabalho, que provocam um adoecimento no servidor.

A coordenadora de administração da SAF, Enedina Veras de Melo, uma das servidoras que foram beneficiadas pelo atendimento, afirma que é uma importante ação, que já é realizada todos os anos, por trazer mais acesso a saúde e bem-estar para os trabalhadores.

“É muito importante porque tem gente que não verifica a saúde, e aqui temos profissionais da segurança do trabalho, nutricionista, e foi ótimo a experiência, nesse ano tivemos vacinas, algo que era muito difícil das outras vezes, mas nem precisei tomar porque eu mesmo já procuro me vacinar sempre que está disponível”, concluiu a servidora.

Além disso, a assistente social ainda afirma que, em caso de trabalhadores que precisam tomar outras doses de vacinas, é possível o mesmo se dirigir ao espaço físico do Cerest ou qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) que será reconhecido e feito o atendimento.

Reportagem: Richards Sales

Tags: ,

 

Leia Também