A Quitanda da Agricultura Familiar, projeto da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), reuniu nesta terça-feira (13) trabalhadores rurais para a comercialização de diversos produtos na praça do Palácio Pirajá, no campus Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
De acordo com a secretária Rejane Tavares, a ação passará a acontecer semanalmente, sempre às terças-feiras. Ela destacou, ainda, que futuros projetos preveem a ampliação da parceria com a Uespi.
“A Quitanda chegou, do campo ao campus da Uespi, e firmamos parceria com o reitor para que o evento ocorra toda semana. Também temos a perspectiva de levar a feira a outros campi, pois a universidade é um espaço privilegiado para promover essa interação de saberes. Aqui, agricultores podem trocar conhecimentos com professores e estudantes, além da possibilidade de oferecer estágios, fortalecendo a assistência técnica aos trabalhadores rurais”, afirmou a secretária.
O reitor da Uespi, Prof. Dr. Evandro Alberto, ressaltou que a parceria busca, além da realização da feira, criar oportunidades para projetos, estágios e outras atividades.
“Enxergamos esse espaço como oportunidade não só para os trabalhadores, mas também para professores, técnicos, estudantes e visitantes. Já discutimos com a secretária Rejane Tavares a expansão da feira para os campi do interior. Um termo de cooperação será elaborado e assinado, prevendo atividades como estágios, rodas de conversa e outras ações vinculadas ao projeto”, destacou.
Para a agricultora Francilene Pereira, o novo espaço é importante para a divulgação dos produtos e para a geração de renda.
“Aqui temos macaxeira, abóbora, rúcula, alface, cheiro-verde, manjericão, quiabo, entre outros. É um evento muito importante porque, além de garantirmos uma renda extra, oferecemos produtos de qualidade para nossos clientes”, disse.
O horticultor Erionildo Coutinho também comemorou a oportunidade.
“Acho muito importante para a geração de renda e para ajudar as famílias que vivem da agricultura. Espero que aconteça mais vezes. Graças a Deus, consegui vender bastante”, afirmou.
A servidora da Uespi, Regina Lúcia de Carvalho, destacou que a feira facilita o acesso a produtos frescos, antes restritos aos fins de semana.
“A iniciativa é ótima porque incentiva os agricultores e facilita para quem, como eu, não tem tempo de ir às feiras aos sábados. Tendo aqui, no nosso local de trabalho, fica bem melhor”, concluiu.
Quitanda da Agricultura Familiar
O projeto Quitanda da Agricultura Familiar, realizado quinzenalmente aos domingos na Feirinha Verde, reúne trabalhadores rurais com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar local, garantir espaços de comercialização direta e estimular o consumo de alimentos mais saudáveis e sustentáveis.
Tags: agricultura familiar, saf piauí