SAF participa do 1º Encontro Nacional do PAA Indígena 2025 em Brasília

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) participou do 1º Encontro Nacional do PAA Indígena 2025, realizado em Brasília, para debater experiências, desafios e o status de execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. O evento reuniu representantes de todos os estados brasileiros, além de instituições como o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o Ministério dos Povos Indígenas e outros, nesta terça (13) e quarta-feira (14).

De acordo com o diretor de Mercados Institucionais e Comunidades Tradicionais da SAF, Wendel Rebouças, durante o encontro foi apresentado o status de execução dos editais do programa e os avanços conquistados no Piauí.

“Tivemos a honra de expor dois editais: o primeiro, de 2024, já integralmente executado; e o segundo, de 2025, que já alcançou cerca de 90% de execução. Também compartilhamos experiências bem-sucedidas do programa, tanto no alcance ao público-alvo — conseguindo chegar a todos os territórios indígenas e etnias presentes — quanto na melhoria da segurança alimentar dessas comunidades”, destacou.

Diretor da SAF, Wendel Rebouças, durante apresentação no Encontro do PAA Indígena
Diretor da SAF, Wendel Rebouças, durante apresentação no Encontro do PAA Indígena

Segundo Wendel, o programa possibilitou melhorias significativas na qualidade da alimentação da população indígena, ampliando o acesso a proteínas de origem animal produzidas pelas próprias comunidades, além de promover a autonomia econômica das mulheres indígenas, que são maioria entre os fornecedores beneficiados.

“Conseguimos agilizar a execução e, principalmente, qualificar a oferta alimentar das comunidades indígenas. Os povos indígenas passaram a acessar proteína animal oriunda de suas próprias comunidades, e, além disso, cerca de 80% do público que fornece e comercializa os produtos são mulheres. Pudemos apresentar como a SAF está estruturada para executar o programa, o que fortalece nossa defesa por mais investimentos para a secretaria”, afirmou.

Durante o encontro, também foram debatidas possibilidades de integração do PAA com outros programas de assistência e estratégias conjuntas para enfrentar desafios comuns na execução dos editais.

“Nessa oportunidade, identificamos a viabilidade de integração do PAA com outras políticas, como o Fomento Rural e o Programa Cisternas. Com representantes de todos os estados, além de ouvirmos o feedback sobre o programa, conseguimos construir soluções coletivas para os desafios enfrentados e estabelecemos compromissos para possíveis ajustes nos próximos editais”, concluiu Wendel.

PAA Indígena

O programa contempla povos indígenas no Piauí com o objetivo de reduzir os níveis de insegurança alimentar, incentivando a produção, comercialização e aquisição de alimentos de qualidade, oriundos das próprias comunidades. Além de promover segurança alimentar e nutricional, o PAA Indígena valoriza a diversidade de produtos e fortalece a autonomia econômica dos povos indígenas.

Foto: Sesai / MDS
Foto: Sesai / MDS

Tags:

 

Leia Também