SAF participa de debate sobre agricultura de baixo carbono em evento preparatório para a COP-30

O superintendente de Projetos Territoriais da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Jairo Chagas Júnior, participa em Brasília do seminário “Políticas de Agricultura de Baixo Carbono (ABC): Um Caminho para a Resiliência Sustentável no Brasil”. O evento é realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em coordenação com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Department for Environment, Food & Rural Affairs (DEFRA) do Reino Unido. O encontro pretende contribuir com o fortalecimento e a cooperação entre entes federativos e parceiros internacionais na promoção de tecnologias de baixo carbono na agricultura brasileira e integra a agenda da “Trilha da COP 30”, que são eventos preparatórios para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que vai ocorrer em novembro no Brasil.

O superintendente fez uma apresentação no evento sobre os desafios para a implementação de políticas de agricultura de baixo carbono frente às mudanças climáticas e como seria possível implementar uma assistência técnica capaz de repassar para os agricultores familiares todo esse conhecimento e tecnologia.

“Discutimos questões importantes como o financiamento da assistência técnica, a formação dos técnicos, que precisam sair de uma formação que é voltada da revolução verde para uma agricultura mais de transição agroecológica”, relata.

Ele ressalta a importância da discussão sobre o financiamento para a implementação de um plano que amplifique esse modelo de produção: “O financiamento é um ponto-chave, visto que a assistência técnica sofre uma crise no país com um processo de envelhecimento e necessidade de atualização dos técnicos, infraestrutura e outros pontos relevantes”, cita.

Ele relata que a programação do evento continua nos dias seguintes com uma visita técnica à sede da Embrapa Cerrados para conhecer algumas das tecnologias propostas. E no fim é feita uma avaliação do evento.

O evento reúne gestores públicos, formuladores de políticas, especialistas e representantes do setor produtivo para compartilhar experiências e lições aprendidas na implementação do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+) e debater quais os principais desafios para conciliar produtividade, conservação ambiental e inclusão social.

A Trilha da COP 30 é uma agenda de eventos nacionais e internacionais realizados ao longo deste ano pelo Mapa em coordenação com as instituições parceiras. As atividades têm por objetivo promover debates, apresentar estudos e levantamentos que venham subsidiar, na Conferência, a proposição de ações mais eficazes e o uso de tecnologias inovadoras que provam o desenvolvimento sustentável da agropecuária em todo o mundo. O Plano ABC+ é uma política pública única em seu escopo, abrangência e alcance, que promove o engajamento ativo do setor produtivo e da sociedade, integrando produtividade, adaptação e mitigação efetiva, ao cenário da agropecuária brasileira.

Tags: ,

 

Leia Também