A Quitanda da Agricultura Familiar esteve presente no Palácio de Karnak na manhã desta quinta-feira (5), como parte do evento Segov Sustentável, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Oito coletivos da agricultura familiares estiveram presentes no evento, advindos da zona rural de Teresina e Altos.
O Diretor de Inovação da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Tiago Patrício, ressalta a importância da ação, que leva agricultores familiares a espaços de comercialização.
“A Quitanda promove a questão ambiental com sustentabilidade, dando destaque à questão da economia e produção local, e a partir dela levar os produtos da Agricultura Familiar, das diversas hortas comunitárias da cidade, assentamento daqui e dos municípios ao redor, a todas as zonas de Teresina”, infere.
O projeto é vantajoso para os produtores locais, como relata a produtora Célia Maria da Silva, do assentamento Santana Nossa Esperança. “A feira complementa minha renda, são produtos que fazem parte da minha alimentação e da minha família, que posso vender e tornar mais saudável a vida de outras pessoas”, registra.
Ela ainda conta que a Quitanda a aproxima de clientes que antes estavam fora de alcance na região onde ela produz, e com quem ela agora já fez amizade.
Entre os consumidores, a Quitanda já é popular. Roberto Junior, chefe de gabinete da Superintendência Executiva da Secretaria de Governo (Segov), já tem as mercadorias favoritas e procura direto por elas: “É excelente, a gente consegue consumir aqui produtos de qualidade, orgânicos, bons para a saúde da gente”, diz.
O evento Segov Sustentável segue nesta sexta (6) com uma capacitação sobre reciclagem para profissionais de zeladoria.
Tags: agricultura familiar, piauí, saf, saf piauí