Com o objetivo de garantir mais segurança hídrica e fortalecer a produção dos agricultores familiares, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, neste sábado (21), a entrega de 10 kits de irrigação durante a programação do VI Encontro dos Povos e Comunidades do Cerrado do Piauí. O evento acontece na comunidade Grinalda de Ouro, no município de Gilbués, entre os dias 20 e 22 de junho.
Ao todo, 725 kits de irrigação por gotejamento, com capacidade para irrigar 500 metros quadrados cada, serão entregues no Piauí. O investimento total é de R$ 1,8 milhão, recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Francisco Limma.
Representando a secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, a chefe de gabinete Josineide Costa destacou que os kits serão ferramentas fundamentais para fortalecer o trabalho dos agricultores da região. “É um território rico em água, o que favorece uma produção diversificada e agroecológica. Os agricultores estão muito felizes com essa entrega que a SAF faz, em nome do Governo do Estado, para os povos desse território. Isso vai ampliar a produção, garantir mais alimento na mesa e fortalecer a comercialização dos produtos da agricultura familiar”, frisou.
O diácono Altamiran Ribeiro, organizador do encontro e articulador da Comissão Pastoral da Terra (CPT), também reforçou a importância dos kits para as comunidades presentes no encontro. “Esses kits vão ajudar muito! Muitas comunidades querem produzir, mas não conseguem por falta do básico, como uma caixa d’água e um sistema de irrigação que leve a água até a planta. Agora, os agricultores vão ter mais ânimo, mais força e autonomia para fortalecer sua produção”, ressaltou.
Para Juarez Celestino, um dos beneficiados com o kit de irrigação, o momento foi de reconhecimento. “É muita alegria, é gratidão mesmo. Tenho 67 anos e nunca isso tinha chegado até mim. Só agora estou vendo acontecer. A gente se sente muito feliz por estarem olhando pra gente”, contou.
Maria das Mercedes Santos, agricultora familiar da comunidade Grinalda do Ouro, também está entre os beneficiados e contou como os kits vão ajudar a sua produção. “Com os kits, nós vamos conseguir cuidar das nossas plantações sem precisar pegar água manualmente da caixa d’água. Vamos cuidar das nossas macaxeiras, das bananas, das melancias e de tudo que produzimos aqui”, afirmou.
Sobre o evento
O Encontro dos Povos e Comunidades do Cerrado do Piauí é realizado anualmente e tem como objetivo fortalecer as lutas dos povos e comunidades tradicionais, promover a troca de saberes e celebrar a resistência no Cerrado em defesa dos seus territórios, modos de vida e direitos.
Tags: agricultura familiar, piauí, saf, saf piauí