III Seminário Internacional de Agroecologia reúne grandes nomes da área em Teresina

Acontece, nos dias 03 e 04 de julho, o III Seminário Internacional de Agroecologia: Saberes e Políticas para o Bem Viver-Piauí e América Latina. Evento do Instituto Federal do Piauí de Campo Maior (IFPI), será realizado com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) no Centro de Eventos Sucesso, em Teresina.

O seminário tem o intuito de promover espaços de diálogo para debates, palestras, compartilhamento de experiências entre os setores que contribuem para a agroecologia: pesquisadores, ações do Estado e movimentos sociais. O evento vai trazer renomados especialistas na área, como Clara Nicholls, João Pedro Stédile e Miguel A. Altieri.

O diretor de Assistência Técnica da SAF, Antônio Pereira, ressalta o caráter internacional do seminário: “Estamos trazendo pessoas de renome, do campo da agroecologia, que vem nos apresentar como é a conjuntura a nível nacional e internacional”, conta.

O seminário conta com mesas temáticas sobre agroecologia, abordando experiências locais e conexões nacionais nas políticas públicas; e sobre ancestralidade, território e agroecologia, que conta com representantes de movimentos sociais e órgãos governamentais.

Além das mesas, no segundo dia, acontece uma palestra sobre transição agroecológica em um planeta em muitas crises e, ao final, a manifestação “Agroecologia e Democracia” com a leitura da carta do evento. Antônio Pereira reforça o seminário como uma oportunidade para refletir sobre a importância da agroecologia: “Vai nos permitir interagir com agricultores, com estudantes, professores e toda a população que conhece e tem a vivência da agroecologia no estado do Piauí. É um momento importante para nós”, conclui.

Tags: , , , ,

 

Leia Também