SAF participa de evento do Banco Mundial sobre Quadro Ambiental e Social

A Diretora de Projetos Territoriais do Norte da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), Liz Meirelles, participou da oficina do Banco Mundial sobre as normas ambientais e sociais para projetos. O evento ocorreu em Brasília e abordou temas diversos sobre essas normativas, desde avaliação e gestão de riscos e impactos ambientais e sociais, à eficiência de recursos e prevenção e gestão da poluição.

A SAF, em parceria com outras secretarias do Governo do Piauí, está realizando o projeto Pilares de Crescimento e Inclusão Social. “As normas, que abrangem diversos temas como condições de trabalho, biodiversidade e eficiência energética, exigem cuidados específicos, alinhados com a legislação brasileira”, aponta.

Ela explica também que a indicação é de que a equipe deve garantir que fornecedores, consultores e empresas sigam as normas, monitorando e acionando-os em caso de problemas, com aplicação de penalidades e comunicação ao Banco Mundial. Além da unidade coordenadora do projeto, estiveram presentes representantes da Secretaria de Planejamento (Seplan), o Instituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário (Interpi), Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Assistência Social (SASC).

O projeto Pilares, assinado em dezembro de 2023, iniciará sua execução em agosto de 2025. Um dos três componentes é o desenvolvimento rural, liderado pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF). Este componente financiará 207 projetos produtivos para organizações de agricultores familiares, fortalecendo a agricultura familiar e tornando o campo mais produtivo e atrativo. As entidades serão selecionadas por meio de chamamento público.

Tags: , ,

 

Leia Também