Estudantes de Nutrição da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) promoveram uma atividade na Quitanda da Agricultura Familiar de hoje (1º) sobre o uso integral dos alimentos. A ação, que acontece no campus Torquato Neto da instituição, no bairro Pirajá, na Zona Norte de Teresina, objetiva conscientizar sobre desperdício e uso consciente dos alimentos.
A aluna Vanessa Carvalho, explica que é possível aproveitar os alimentos por inteiro, desde a polpa até mesmo a casca, sementes e talo. “´É um tema relevante por conta da redução do impacto ambiental, do desperdício do alimento e de um melhor aproveitamento dos nutrientes que estão nessas partes que geralmente são jogadas fora”, aponta. Ela destaca que, segundo o IBGE, em 2024, 46 milhões de toneladas de alimentos produzidos no Brasil são descartados, um prejuízo estimado de R$61,3 bilhões por ano, além dos danos ambientais e sociais.
Além da palestra, as alunas distribuíram panfletos com indicações de higienização dos alimentos, como evitar o desperdício e receitas para serem feitas com partes que geralmente são descartadas: Chá de casca de maracujá, doce de casca de melancia, paçoca de casca de banana, entre outras.
A agricultora Teresinha Silva, diz gostar da atividade: “Sempre a gente vê coisas novas, coisas diferentes, é bom”, diz. Como produtora, ela já tinha visto produtos como a farofa de carne de caju, oferecida pelas residentes e dá sua opinião sobre o uso integral dos alimentos naturais: “É bom, porque a gente joga muita coisa fora, então saber que podemos aproveitar as coisas que a gente joga fora, é bom, porque a só aproveitamos as polpas”, expõe.
O diretor de Inovação da SAF, Tiago Patrício, destaca que a parceria entre a SAF e a Uespi tem permitido que agricultores familiares tenham acesso a novos conhecimentos. “Nossa parceria permite atividades como essa, que são um intercâmbio entre a comunidade acadêmica e os agricultores familiares, que têm acesso a novos conhecimentos, permitindo com que o conhecimento universitário chegue a um público maior”, cita.
A Quitanda está todas as terças-feiras na Universidade Estadual do Piauí, pela manhã. Esta é uma parceria entre Secretaria da Agricultura Familiar e Uespi, que tem o intuito, para além de promover a comercialização de produtos da agricultura familiar, de aproximar esses produtores da comunidade acadêmica.
Tags: agricultura familiar, piauí, quitanda, quitanda da agricultura familiar, saf, saf piauí