
A Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes (Comapi) iniciou a distribuição de mel da agricultura familiar para a Secretaria da Educação (Seduc). A medida do Governo do Piauí busca mitigar os efeitos do “tarifaço” dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, o que afeta diretamente a produção de mel no estado, já que o país é o maior importador do produto.
Com a aquisição do mel pela Seduc, o alimento passa a compor a merenda escolar. De acordo com a Comapi, foram entregues nesta quinta-feira (4) 43 caixas de mel. Somando com a primeira entrega, realizada em 29 de agosto em Uruçuí, já são 725 kg de mel entregues pela cooperativa.
A produção de mel no Piauí é marcada pela forte participação da agricultura familiar, que tem se consolidado como referência nacional na apicultura. Com o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), os apicultores têm acesso a equipamentos, capacitações e incentivos para a comercialização. Além disso, programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa de Alimentação Saudável (PAS) têm garantido não apenas a compra do mel, mas também a geração de renda e o fortalecimento das cooperativas locais.
Para a diretora da Comapi, Janete Dias, a iniciativa é essencial para os produtores de mel do Piauí.
“Essa ação é fundamental não apenas para garantir escoamento da produção que poderia ficar estocada por conta da redução das exportações, mas também para abrir um novo e promissor mercado interno. A expectativa é que o mel passe a integrar de forma contínua a merenda escolar, e não apenas em momentos de crise”, destacou.