Secretária Rejane Tavares recebe título de cidadania piauiense

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu, nesta segunda-feira (24), o título de cidadania piauiense à secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares. A homenagem, proposta pela deputada Elisângela Moura, reconhece a contribuição da gestora para o desenvolvimento do estado ao longo de mais de duas décadas de atuação.

A cerimônia ocorreu no plenário da Alepi e foi acompanhada por autoridades, representantes de movimentos sociais, agricultores familiares e servidores que trabalharam com a secretária ao longo de sua trajetória.

Secretária Rejane Tavares recebeu o título de cidadania piauiense (Foto: Régis Falcão)

Rejane agradeceu pela homenagem e destacou sua ligação com o Piauí, onde atua na gestão pública há pelo menos 20 anos.

“O Piauí é minha casa, é aqui onde eu tenho minha família, onde criei minha filha e onde inclusive trouxe amigos de outros estados e fiz novos amigos. Hoje eu conheço muito mais o Piauí do que Pernambuco. O Piauí é um dos estados mais acolhedores, onde a gente se sente muito à vontade e onde eu me identifiquei demais”, afirmou.

Natural do Recife (PE), Rejane Tavares é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Administração e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e especialização em Planejamento Estratégico e Participativo pelo PNUD e GIZ. Atuou em organizações internacionais como PNUD, IICA, OEA e GIZ, além de ter gerenciado o Programa de Parcerias com o Setor Empresarial da cooperação Brasil-Alemanha.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Chegou ao Piauí em 2003 e, desde então, desempenhou funções estratégicas na gestão pública. Em 2005, coordenou a elaboração do Planap (Plano de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba) e participou da criação da Lei de Planejamento Participativo. Também coordenou estudos sobre o perfil das quebradeiras de coco babaçu no Território dos Cocais, entre outras pesquisas que subsidiaram políticas públicas no estado.

Na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), atuou como superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial, liderando a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e a reformulação das metodologias de planejamento, monitoramento e avaliação governamental. Em 2020, assumiu a titularidade da pasta, permanecendo no cargo até dezembro de 2022.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Desde janeiro de 2023, Rejane comanda a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), ampliando programas e políticas voltadas ao fortalecimento da produção rural. Entre as iniciativas, destacam-se o Juventude Rural Transformadora, voltado à formação de jovens para a permanência no campo, e o Programa de Fortalecimento de Cooperativas da Agricultura Familiar (Redecoopi). Em abril de 2023, foi eleita vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.

A secretária recebeu a honraria ao lado da professora Ana Beatriz Seraine, cuja homenagem foi proposta pelo deputado Francisco Limma.

 

Leia Também