O projeto Quitanda da Agricultura Familiar realizou, em 2025, uma parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A última feira do ano na instituição aconteceu na terça-feira (2), no campus Torquato Neto. O evento, realizado quinzenalmente em frente à Reitoria da instituição, teve como objetivo aproximar a comunidade acadêmica dos produtores rurais, promovendo a venda de alimentos frescos e saudáveis.

A Quitanda da Agricultura Familiar é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), que incentiva a comercialização de produtos de associações rurais, produtores e cooperativas. O superintendente de Comercialização da SAF, Ilan Cunha, destacou que a feira na universidade foi uma parceria muito positiva. “Nesta terça-feira encerramos a última feira da UESPI. Essa parceria, iniciada em maio de 2025, foi um grande sucesso, que conectou a agricultura familiar a toda a comunidade universitária”, afirma.
Maria de Jesus, produtora da Árvore Verde, conta que a quitanda tem contribuído para a melhoria de sua renda e para a comercialização de seus produtos. “Eu trabalho aqui há seis meses. Gosto muito, gosto das pessoas, são muito educadas, a gente tem um acolhimento muito bom e espero que em 2026 seja igual. Se a gente voltar, que tudo seja tão bom quanto foi este ano. Eu levo para a quitanda mamão, caju, manga, beiju, macaxeira, farofa, ovos e seriguela. Gosto de trabalhar com vendas, e a quitanda melhorou muito nossa produção por causa do ganho financeiro”, relata.

Em 2025, a Quitanda da Agricultura Familiar incentivou a produção de agricultores da região por meio da comercialização de frutas, hortaliças, mel, castanha, doces, farinha, bolos e outros produtos. O projeto também ocorre quinzenalmente, aos domingos, na Feirinha Verde da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em condomínios, empresas privadas e órgãos públicos que solicitam parceria com a iniciativa.