A reunião da Câmara Temática de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste discutiu a implementação do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste), que foi aprovado pelos estados e visa congregar uma série de ações para impulsionar a agricultura familiar, por meio da produção e do consumo de alimentos.
O evento aconteceu em Maceió, Alagoas, e iniciou nesta quarta (4) e encerrou nesta quinta (5). O encontro contou com a participação de representantes dos nove estados do Nordeste.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, destaca que o encontro foi importante para debater melhorias entre os estados na agricultura familiar.
“Discutimos temas como o PAS Nordeste, o fortalecimento desse programa em cada um dos estados, também o circuito de feiras da agricultura familiar, o circuito nordestino, estamos fortalecendo cada vez mais essa articulação entre os estados, com negociações com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Desenvolvimento Social, para a efetivação de políticas públicas em todos os estados do Nordeste”, explica a gestora.

As câmaras temáticas reuniram gestores e equipes técnicas dos estados do Nordeste para debater estratégias de desenvolvimento da região, como saúde, agricultura familiar, turismo, inovação e sustentabilidade. O objetivo é construir políticas públicas que melhorem a vida da população na região.

O secretário de Agricultura do Rio Grande do Norte, Alexandre Lima, que é coordenador da Câmara Temática da Agricultura Familiar, destaca que o grupo é uma forma de reafirmar o destaque da agricultura familiar na região.
“Debatemos sobre o Programa de Produção de Alimento Saudável do Nordeste, definimos a feira, o circuito de feira de agricultura familiar do Nordeste, então reafirmando a importância da agricultura familiar do Nordeste, que possui 50% da agricultura familiar do Brasil e é a grande produtora de alimentos saudáveis que chegam à mesa do povo nordestino”, disse.