IV Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica reúne produtores e fortalece economia rural em Piracuruca

O evento reúne agricultores familiares da região para exposição e comercialização de produtos, além de promover a integração entre comunidades rurais e o fortalecimento da produção local.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, participou neste sábado (6) da IV Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica do Assentamento Bela Vista, realizada no município de Piracuruca. O evento, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho, reúne agricultores familiares da região para exposição e comercialização de produtos, além de promover a integração entre comunidades rurais e o fortalecimento da produção local.

Foto: Geirlys Silva

Durante a feira, os visitantes tiveram acesso a uma grande diversidade de produtos da agricultura familiar, como queijos, doces, hortaliças, frutas, legumes, mel e seus derivados, além da produção de ovinos e caprinos, uma das principais atividades desenvolvidas no assentamento.

Para a secretária Rejane Tavares, a feira é uma demonstração da força produtiva das famílias agricultoras e da capacidade de organização das comunidades rurais.

“É um Piauí produtivo e a gente vê a agricultura familiar em toda a sua diversidade em um único dia. Essa feira do Assentamento Bela Vista mostra também que a reforma agrária dá certo. O local é um assentamento do Crédito Fundiário. Aqui são 25 famílias que vivem e produzem neste território e têm a capacidade de promover um evento como este, trazendo outras comunidades para participarem. É uma mostra viva da potência da agricultura familiar”, destacou.

Foto: Geirlys Silva

Organizada pela Associação do Assentamento Bela Vista, a feira reúne não apenas agricultores do assentamento, mas também produtores de outras comunidades de Piracuruca. Entre os participantes está a Codevarp, cooperativa que apresentou produtos derivados do mel, como a pomada de apitoxina, além de outros itens produzidos pelos cooperados.

A presidente da Associação do Assentamento Bela Vista, Rejane Silva, destacou que o evento fortalece a agricultura familiar e amplia as oportunidades para os produtores locais.

“O Assentamento Bela Vista é um assentamento regularizado pelo Crédito Fundiário. Essa feira é organizada pela associação e mostra a nossa produção, especialmente de ovinos e caprinos, além de abrir espaço para agricultores de outras comunidades apresentarem seus produtos. É um momento importante de valorização e fortalecimento da agricultura familiar”, afirmou.

Foto: Geirlys Silva

Com apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), a IV Feira da Agricultura Familiar de Base Agroecológica do Assentamento Bela Vista reforça o papel da agricultura familiar no desenvolvimento econômico dos territórios rurais, promovendo geração de renda, segurança alimentar e valorização das famílias que vivem e produzem no campo.

Tags: , ,

 

Leia Também