SAF recebe prêmio Eficiência do Controle Interno pelo Governo do Piauí

A entrega do prêmio ocorreu durante a solenidade de abertura do IV Fórum Piauiense de Controle Interno

Repórter: Pedro Vitor Melo

A SAF ficou com a décima posição em eficiência entre todos os órgãos e entidades estaduais na área de Controle Interno no ano de 2021. A secretária Patrícia Vasconcelos recebeu o reconhecimento pelas mãos da governadora em exercício, Regina Sousa. Foram agraciados os órgãos do Poder Executivo que obtiveram o melhor desempenho tomando-se como base o Índice de Eficiência do Controle Interno, aferido pela Associação dos Auditores Governamentais do Poder Executivo do Estado do Piauí (Aagepi) com apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE).

“Quero agradecer, em especial, ao Núcleo de Controle Interno da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), pelo excelente trabalho no ano de 2021. Mas também quero estender o reconhecimento a todos os servidores e servidoras da SAF que também atuam com zelo e dedicação. Somos uma família”, parabeniza a secretária de Agricultura Familiar, Patrícia Vasconcelos.

Em primeiro lugar, no ranking dos dez melhores desempenhos ficou a Secretaria Estadual de Fazenda que tem como gestor, o secretário Rafael Fonteles. Seguido do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) (2º lugar); Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev) (3º lugar); Fundação Universidade Estadual do Piauí (4º lugar); Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi); Secretaria de Estado dos Transportes do Piauí (Setrans) (6º lugar); Secretaria de Estado da Infraestrutura do Piauí (Seinfra) (7º lugar); Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) (8º lugar); Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) (9º lugar) e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) (10° lugar). Além do troféu entregue aos gestores, os servidores dos departamentos de controle interno de cada órgão ganharam tablets e viagens.

A governadora em exercício parabenizou os gestores e destacou a importância do Fórum. “Há um ditado que diz: ‘se o controle interno não pegar, o controle externo pega’. O controle interno é justamente para evitar os erros que as vezes involuntariamente um gestor possa cometer, um erro processual, erro administrativo e, por isso, o controle interno tem que estar atento e há a necessidade que todo órgão tenha pelo menos uma pessoa trabalhando no controle interno. Às vezes, uma assinatura, uma data, podem gerar problemas nos julgamentos do Tribunal de Contas. Esse Fórum é importante porque qualifica as pessoas para que tudo seja feito dentro das regras, da lei, das resoluções que sempre estão sendo atualizadas”, comentou Regina Sousa.

 

Leia Também