Secretários e gestores da agricultura familiar dos nove estados do Nordeste participarão de Fórum em julho em Teresina

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF-PI) e a Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste vão realizar nos dias 5, 6 e 7 de julho a XXI Reunião do Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste. O evento, que vai ocorrer em Teresina, terá palestras e reuniões que vão debater os temas relativos à agricultura familiar do Nordeste com gestores, profissionais dos setores público e privado, representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil dos nove estados da região.
Representantes do Governo Federal, como do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar também estarão presentes no encontro, junto com os gestores da área de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural dos nove estados do Nordeste.
A Secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, que também é a vice-presidente da Câmara Temática da Agricultura Familiar no Consórcio Nordeste, considera que a reunião do Fórum Eugênio Peixoto é um espaço único para discussão dos temas relativos à Agricultura Familiar.

“O Fórum é um momento único que reúne os secretários de Agricultura Familiar de todo o Nordeste. Além de gestores, participam os movimentos sociais, as instituições de assistência técnica e extensão rural (ATER) e as agências de defesa agropecuária. É um espaço de debate de propostas, elaboração de estratégias para políticas públicas de fortalecimento da Agricultura Familiar”, frisa.
O evento terá como tema “Agricultura Familiar como estratégia de combate à fome” e busca fazer uma discussão que faça um link entre a produção de alimentos a partir do trabalho dos agricultores familiares e a problemática da fome, que teve um crescimento considerável nos últimos anos e que se impõe como um desafio para o setor público.
“A reunião do Fórum no Piauí terá como tema principal o combate à fome. E mais especificamente, o papel da Agricultura Familiar no combate à fome e na produção de Alimentação Saudável. Será a oportunidade de mostrar para os ministros e autoridades a capacidade de geração de trabalho e renda e de promover a inclusão social e produtiva que a Agricultura Familiar tem. Seu fortalecimento é o mesmo que promoção de desenvolvimento sustentável e inclusivo”, aponta Rejane Tavares.

FÓRUM EUGÊNIO PEIXOTO DE GESTORES E GESTORAS DA AGRICULTURA FAMILIAR
O Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar é um uma rede formada por gestores estaduais, profissionais que atuam em instituições públicas responsáveis pela implementação de políticas para a agricultura familiar no Nordeste brasileiro, e também conta também com a participação de movimentos e organizações da sociedade civil.
Criado em 2015, o fórum vem se reunindo regularmente para discutir temas como o acesso a crédito, a diversificação da produção, a agroecologia, entre outros. Além das reuniões presenciais, o fórum também promove ações conjuntas, como a realização de seminários e cursos de capacitação, visando a qualificação dos gestores e gestoras para o desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas para a agricultura familiar.
O espaço também é uma importante fonte de informação, articulação e interação entre as diferentes instâncias governamentais, organizações e movimentos sociais atuantes na região Nordeste.

Tags: , ,