SAF participa de lançamento de programa de lavanderias coletivas e agroecológicas em Batalha

Foi lançado nesta quarta (05), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Batalha, o programa “Lavanderias Coletivas e Agroecológicas” no Piauí. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria de Mulheres Rurais, amplia o investimento e a estruturação de equipamentos para as lavadoras, disponibiliza espaços de convivência para crianças e apoia o plantio, com a reutilização da água das máquinas.

A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, participou do lançamento e destacou a possibilidade de aliar a agroecologia e as políticas de apoio e autonomia econômica para mulheres.

“Imagine o que é um assentamento de reforma agrária no interior do Piauí ter uma lavanderia para que as mulheres possam trabalhar. Quando você junta isso com um quintal agroecológico, você está pensando no conforto do trabalho e está pensando também na produção de alimentos”, disse a secretária.

WhatsApp Image 2024-06-05 at 13.46.40.jpeg
Foto: Geirlys Silva

Na apresentação do programa, a Subsecretária de Mulheres do MDA, Conceição Dantas, explicou que o programa faz parte do Plano Nacional do Cuidado, desenvolvido pelo Governo Federal, e que deve ser ampliado para amparo às comunidades rurais.

“Nós construímos esse espaço para dizer para as mulheres daquela comunidade da importância que é ter uma lavanderia, porque é a partir dela que vamos reivindicar os equipamentos de amparo às mulheres do campo”, destacou .

WhatsApp Image 2024-06-05 at 13.46.41.jpeg

Para a secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (CONTAG), Mazé Moraes, o programa marca o início de um legado além da entrega da estrutura para as comunidades, com a consolidação de políticas agroecológicas e sociais.

“Além de máquinas de lavar, mesas de passar e bancadas de madeira, esse projeto vai possibilitar o serviço de acesso à água, espaço para recreação infantil, captação de energia solar e o reuso de águas para utilização na produção agroecológica”, apontou Mazé.

O deputado estadual Francisco Limma (PT) destaca o potencial sustentável do projeto e aponta a necessidade da inclusão das pessoas como parte central do plano de atuação para geração de renda.

“Quando eu integro isso, princípios, técnicas e práticas que levam em consideração os aspectos do meio ambiente, estou discutindo a sustentabilidade. Precisamos olhar para as pessoas. É possível combinar pequenos, médios e grandes projetos, mas se as pessoas não forem incluídas nesse processo, ele não é sustentável”, apontou.

Na solenidade de lançamento, estiveram presentes a subsecretária de Mulheres do MDA, Conceição Dantas; a Superintendente do MDA, Patrícia Apolinário; a secretária de Agricultura Familiar, Rejane Tavares; o vice-prefeito de Batalha, Adão Araújo; ex-secretária Nacional da Agricultura Familiar e Agroecologia do MDA, Patrícia Vasconcelos; o Superintendente do MDA no Piauí, David Miranda; a presidente do STRAAF, Maria Dulce; a presidente da União das Mulheres de Batalha, Jane Oliveira; a Secretária de Mulheres da CONTAG, Mazé Moraes; além de vereadores e representantes da sociedade civil.

WhatsApp Image 2024-06-05 at 13.46.35.jpeg

Sobre o programa

As lavanderias coletivas e agroecológicas consistem na disponibilização de máquinas de lavar para as mulheres, permitindo a autonomia financeira.

Alem disso, o programa vai promover a integração entre o reuso da água, que será tratada e utilizada para irrigação de árvores frutíferas. Inicialmente, o programa contempla quatro estados: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Tags: , , , ,