A Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) promoveu nessa sexta (14) a entrega de cisternas para 122 famílias que residem na Serra do Inácio, região que contempla parte dos municípios de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí, para garantir melhor qualidade de água para consumo e utilização nos quintais produtivos dos pequenos agricultores.
A entrega oficial das cisternas foi realizada junto à cerimônia de posse da chave e documentos de 12 casas populares na comunidade Vila do Mel, também na região da Serra do Inácio. A ação foi solicitada pela então governadora Regina Sousa, hoje secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), junto à Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH).
O superintendente de Ações e Apoio à Agricultura Familiar, Clébio Coutinho, reforça que a região recebe investimentos da SAF com o beneficiamento dos alimentos, e agora foi contemplada com à infraestrutura hídrica, com a utilização das cisternas.
“Para nós, da SAF, nós ficamos com a construção das cisternas, e foi um grande desafio para que tivesse celeridade e que nós pudéssemos atingir o objetivo proposto. Nós trabalhamos da inclusão produtiva, com as casas de beneficiamento de alimentos, e os projetos produtivos de inclusão das famílias na geração de renda e trabalho”, apontou.
Ao todo, foram 128 cisternas de 52m entregues para as famílias da região. Cada reservatório acompanha kits solar de bombeamento e uma caixa d’água com armazenamento de 10001. O investimento foi de R$2.013.210,00, destinados através de convênio com a Fecop.
Francisca Antônia é agricultora e foi uma das moradoras da Vila do Mel beneficiadas com a entrega das cisternas. Ela ressalta a variedade de alimentos do quintal produtivo, e a importância das cisternas para as condições de comercialização dos produtos.
“Muito obrigada a todos por essa força. Eu gosto muito dessa roça aqui, e planto porque sei que tem saída. Eu vendo coentro, alface, pimentão e a pimentinha, tenho no meu quintal a cana, o mamão, a banana, coentro, fava, milho e feijão. Tudo sem veneno, só com a água, a fé e a força. É a melhor coisa da vida essas cisternas. Foi quem me ajudou bastante, está ajudando e vai ajudar”, disse.
A secretária da SASC, Regina Sousa, destaca a necessidade de ações contínuas para atender as demandas das famílias que residem na Serra do Inácio, e a importância dos novos investimentos para a comunidade para garantia de direitos e o sustento das famílias, com a utilização das cisternas e a promoção de oficinas voltadas ao reaproveitamento de alimentos.
“Eu disse que nós vamos ajudar esse povo a mudar de vida. Demorou, estamos fazendo as entregas, as casas, as cisternas, para construir junto com as pessoas. Vamos voltar para ensinar comidas coisas com coisas simples, aproveitar restos, folhas, talhos e sementes. Vamos ajudar a dar os passos que as pessoas precisam para dar dignidade às pessoas”, destacou.
Tags: agricultura familiar, cisternas, saf, saf piauí