A piscicultura é uma atividade presente na vida de milhares de agricultores familiares no Piauí. Neste sábado (29), quando é comemorado o dia do pescador, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) aponta o apoio a esta atividade produtiva por meio de alguns programas, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), o PAS (Programa de Alimentação Saudável) e por meio da distribuição de alevinos a partir do Centro de Piscicultura localizado no município de Nazária.
Na Estação de Piscicultura são produzidos alevinos das espécies tambaqui, tambatinga, pacu e tilápia. Os referidos alevinos são doados a instituições públicas e da sociedade civil com objetivo de povoamento de pequenos mananciais e contribuir com o incremento de renda dos agricultores e agricultoras familiares beneficiados com essa ação.
Anualmente, no período da Semana Santa, a SAF realiza a aquisição de pescado dos agricultores familiares através de programas de compras institucionais como o PAA e o PAS.
Esse pescado é doado simultaneamente para instituições socioassistenciais para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Na cidade de Parnaíba, o pescador e presidente da Associação Pescadores de Manjuba do Rio Igaraçu, Genivaldo Santos, que também já participou desses programas, falou um pouco sobre sua experiência com a atividade e a importância do seu trabalho.
“A importância do meu trabalho, é ter um bom desempenho para conseguir vender nosso próprio peixe e assim nos manter, nos sentimos felizes e a vontade com a nossa profissão, de onde tiramos nosso sustento e da nossa família. Somos pescadores de manjuba, pescamos em água doce, nas margens do Delta do Rio Parnaíba. Eu comando um grupo de pescadores que tem organização de compra e venda para associação de manjubeiros. Todo mundo tem um objetivo e todo mundo quer justamente realizar o seu sonho. E nós realizamos nossos sonhos através da nossa profissão”, ressaltou o pescador.
Ele ainda completou que, por participarem de uma associação que participa dos programas tanto com governo federal como estadual, foram contemplados com a doação de um caminhão baú, que auxilia no transporte dos peixes, e também ajuda o povo da comunidade do bairro Igaraçu, em Parnaíba.
Tags: agricultura familiar, piscicultura, saf piauí