Capacitação sobre Programa Nacional do Crédito Fundiário reúne mais de 50 técnicos em Teresina

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, junto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), entre os dias 08 e 12 de julho, uma capacitação do Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF), no auditório do Senai, localizado no bairro Aeroporto, na zona Norte de Teresina. O evento contou com oficinas e debates com representantes do poder público e de parceiros para alinhamento da operacionalização da plataforma “Obter Crédito”.

O programa possibilita o acesso à terra por meio de financiamento com condições subsidiadas a agricultores familiares que se enquadrem nos critérios de renda, patrimônio e outros previamente definidos nos normativos. O PNCF também permite o financiamento da assistência técnica e dos investimentos básicos para estruturação da propriedade. A diretora do Programa Nacional de Crédito Fundiário da SAF, Sheila Costa, ressaltou a importância da capacitação para ampliação do programa no estado.

“É um momento ímpar que aconteceu durante essa semana. O conteúdo que nós absorvemos aqui é de grande valia, e que vai favorecer a ampliação, a capilaridade desse programa no Estado. É uma cadeia de pessoas, de serviços que são beneficiados com esse projeto,” disse a diretora.

O projeto tem como objetivo combater a pobreza rural no país por meio do acesso ao crédito para aquisição de terras, recursos para infraestrutura socioprodutiva e assistência técnica. O superintendente federal do MDA no Piauí, Dayvid Miranda, destacou como o treinamento abre caminhos para os técnicos, e consequentemente, beneficia e fortalece os agricultores e agricultoras familiares.

“Nós estivemos aqui em dias intensos de treinamento e de alinhamento técnico com as empresas credenciadas e também com a unidade técnica do estado, do Programa Nacional do Crédito Fundiário, visando fortalecer essa política pública do Governo Federal aqui no nosso estado, de modo a atender o maior número de agricultores do Piauí, fortalecendo a agricultura familiar e também a sucessão rural, além do crédito para a compra de terras”, destacou o superintendente.

De acordo com Dayvid, a expectativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é de que seja ampliado o número de beneficiários no estado, por meio da captação de recursos destinados ao programa do MDA. Para isso, os técnicos que operacionalizam o programa tiveram espaços para tirar dúvidas, alinhar os planos de ação e direcionamento dos projetos. Francisco Marcondes, técnico da Sol Construtora, apontou que o espaço abre portas para novos investimentos.

“É uma ótima oportunidade para nós, técnicos que estamos participando do treinamento, para poder conduzir esse programa dentro dessa nova realidade normativa. Então a expectativa que a gente tem é de que, ao final estejamos treinados e habilitados a fazer com que as propostas sejam aprovadas,” ressaltou.

O PNCF

O programa Nacional do Crédito Fundiário, executado pela SAF no Piauí, proporciona às famílias dos agricultores e agricultoras familiares do estado a possibilidade o acesso à terra por meio de financiamento, com propostas de investimentos mais assertivas para uma aprovação em nível federal, assegurando empréstimos para os produtores rurais.

Tags: , , ,

 

Leia Também