Foi lançado e publicado nesta sexta-feira (6) o edital do projeto Juventude Rural Transformadora, que vai selecionar 100 jovens do campo para curso de formação teórica e prática, com vagas distribuídas a todos os territórios de desenvolvimento do Piauí. O curso é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) com a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e conta com o apoio da Secretaria da Educação (Seduc) e o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O objetivo do programa é que os estudantes desempenhem o papel de agentes transformadores da realidade socioeconômica e cultural dos territórios onde o projeto será implementado, atuando junto às equipes dos programas e projetos da Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF). Eles receberão bolsa mensal de R$ 1.000 durante o período do projeto, que é de 18 meses.
A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, pontua que esse projeto é uma aposta para uma nova forma de fazer assistência técnica, aproximando os jovens do processo produtivo.
“Esse projeto vai propor uma nova cara para a assistência técnica do estado do Piauí apoiando a juventude e fazendo com que eles tenham projetos produtivos e que tenham conhecimento. Os jovens vão ter aulas presenciais e remotas e vão atuar junto à SAF no desenvolvimento de projetos que possam transformar a sua realidade”, disse a secretária.
O reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Prof. Dr. Paulo Borges, frisa a importância da aproximação dos jovens do campo com o universo da ciência, permitindo com que o conhecimento de tecnologia e inovação estejam mais próximos da agricultura familiar.
“Essa é a maneira mais fácil de se fazer essa transformação rural, através dos jovens para que a gente possa fixar essa juventude no campo através da ciência. Acho que o mais importante que a gente tem que dizer é que o jovem tem que sonhar porque isso vai se transformar em realidade, em ciência e tecnologia e inovação para a agricultura familiar”, citou.
A presidente da Associação das Escolas Famílias Agrícolas do Piauí (AEFAPI), Maria Francisca Costa, diz que o novo projeto representa uma valorização à formação dos jovens no campo.
“Para nós que fazemos parte das Escolas Famílias Agrícolas é muito gratificante, sabendo que a juventude rural está sendo valorizada, vista e o seu desenvolvimento vai fazer parte de um espaço tão privilegiado como o IFPI, a SAF, junto com a SEDUC e parceiros. Para nós é motivo de gratidão”, frisou.
Projeto Juventude Rural Transformadora
O projeto é voltado para jovens egressos de Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), Escolas Rurais, Escolas Agrotécnicas e do IFPI para atuarem como bolsistas no âmbito do Projeto Juventude Rural e Transformadora, que visa a formação teórica e prática de jovens rurais, capacitando-os para participação em iniciativas de inclusão produtiva e processos de transformação social.
O período de inscrições abre na próxima terça-feira (10) e segue até o dia 22 de setembro. O curso será disponibilizado para jovens com idade entre 18 e 25 anos, egressos de Instituições de Ensino com atuação em território piauiense.
Os jovens selecionados receberão bolsa com valor mensal de R$ 1.000,00 que terão duração de até 18 meses. Eles terão a missão de identificar oportunidades de aperfeiçoamento tecnológico, além de aprimorar aspectos de organização e gestão, comunicação, política, sustentabilidade socioeconômica e ambiental no contexto da Agricultura Familiar.
As 100 vagas serão distribuídas em todos os 12 territórios de desenvolvimento do Piauí: Chapada das Mangabeiras, Chapada Vale Rio Itaim, Alto Parnaíba, Vale dos Rios Piauí e Itaueira, Serra da Capivara, Vale no Canindé, Vale do Rio Guaribas, Vale do Sambito, Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea.
Tags: agricultura familiar, saf piauí