A secretária da Agricultura Familiar e vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar (CTAF), Rejane Tavares, participou nessa sexta (13) da 30ª reunião da CTAF, encontro realizado em Salvador que reúne representantes dos governos dos nove estados do nordeste e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Em pauta, foram destacadas as políticas públicas vinculadas ao Consórcio Nordeste e ao MDA em apoio aos agricultores familiares, como o Programa de Alimentação Saudável Nordeste (PAS Nordeste) e a articulação para o desenvolvimento rural através da assistência técnica e de crédito rural.
“O PAS Nordeste vai articular todas as ações da agricultura familiar, pensando desde o processo de produção de alimentos saudáveis, as questões de assistência técnica, as questões de inovação, comunicação e mecanização da agricultura familiar”, apontou Rejane.
Dentre os pontos discutidos, foram apresentadas as contribuições da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para a agricultura familiar; os resultados das políticas públicas de incentivo à produção de cada estado e a perspectiva de investimentos para os programas Fomento Rural, Sertão Vivo e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), idealizado pelo MDA e executado a nível estadual.
“A gente sai daqui com essa sensação de que os estados do Nordeste estão unidos no crescimento e no desenvolvimento da agricultura familiar. As ações que foram propostas nos levam, com certeza, a tornar o Nordeste um dos maiores celeiros de produção de alimentação saudável, podendo alimentar a nossa região e as outras regiões do Brasil”, destacou a secretária.
O secretário da Agricultura Familiar e Agroecologia do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Vanderley Ziger, aponta o PAS Nordeste como o principal eixo de desenvolvimento rural para os estados nordestinos em 2025. Segundo o secretário, o programa, lançado na quarta (11) durante o 23º Fórum Eugênio Peixoto de Gestores e Gestoras da Agricultura Familiar do Nordeste, vai promover a integração de políticas públicas voltadas para a produção e o consumo de alimentos saudáveis na região.
“Assumimos o compromisso de fortalecer a estratégia do PAS Nordeste, programa que vai cada vez mais ampliar a sua ação e o seu atendimento da agricultura familiar, construindo junto aos estados a ampliação da estratégia produtiva. O objetivo é ampliar a produção de alimentos saudáveis e limpos, que geram vida e geram condições para que toda a população possa consumir um produto adequado e que vem do campo”, apontou Vanderley.
Durante a reunião, a cidade de São Luís-MA foi escolhida para sediar a Feira Nordestina de Agricultura Familiar (Fenafes) no ano de 2025.
Tags: 2025, agricultura familiar, CTAF, PAS Nordeste, Salvador