SAF inicia distribuição de 400 mil mudas de caju para agricultores familiares de todo o Piauí

A Secretária da Agricultura Familiar (SAF) está iniciando a distribuição de mudas de caju para agricultoras e agricultores familiares de todo o Piauí. Serão entregues mais de 400 mil mudas de caju, através do Programa de Distribuição de Semente e Mudas para todos os 12 territórios de desenvolvimento do Estado.

Serão mais de 3 mil famílias beneficiadas por região. A distribuição de mudas sucede a de sementes de milho e feijão. O programa que faz as distribuições tem como objetivo aumentar a produtividade, reduzir os custos subsidiando as famílias beneficiadas e contribuir para a produção de alimentos saudáveis no estado e diminuição da pobreza rural.

O ato que marcou o início das distribuições aconteceu na comunidade Bem Te Vi, no município de Santo Antônio de Lisboa, na última quinta-feira (23). A secretária da Agricultura Familiar do Piauí, Rejane Tavares, reforçou o apoio aos cajucultores com a entrega de mudas para o fortalecimento da produção.

“Esse município é um grande produtor de caju, então a gente reuniu representantes de prefeituras, de movimentos sociais de todos os municípios do território Vale do Guaribas para essa entrega. São 200 mil mudas de caju que serão entregues nessa região, é mais uma ação da Secretaria, apoiando os agricultores familiares, fortalecendo essa cadeia produtiva que é tão importante para o nosso estado”, disse.

Os territórios Vale do Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Itaim vão receber, juntos, mais de 200 mil mudas de caju. Essa prevalência ocorre em virtude de haver uma distribuição maior para territórios mais vocacionados para a produção de caju.

A presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais da Chapada do Mucambo, Francisca Gomes, recebeu mudas de caju e falou sobre como elas vão beneficiar a comunidade e auxiliar na renda dos produtores.

“Estamos com uma expectativa muito boa com essas mudas. Nós pretendemos levar uma parte das mudas para fazer o replantio lá na nossa comunidade, essas mudas vão beneficiar nossos produtores, aumentando a renda para o pessoal que vai realizar o plantio. Vamos colher muitos frutos para vender e poder fazer a comercialização do caju,” disse.

Tags: ,

 

Leia Também