Quitanda da Agricultura Familiar leva economia criativa voltada à agricultura familiar para Piracuruca

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA) realizou na manhã de sexta (07) a primeira Quitanda da Agricultura Familiar do ano no município de Piracuruca, que aconteceu em frente à sede do CEAA, localizada na rua Teófilo Brito, no centro da cidade.

A Quitanda em Piracuruca é uma junção do conjunto de ações de mercado direcionado para a agricultura familiar, onde os agricultores familiares de diversos assentamentos comercializam produtos de qualidade. Além de frutas, legumes e hortaliças, a economia criativa voltada para agricultura familiar esteve presente, por meio da comercialização de produtos de artesanato, crochê e tapeçaria.

O diretor de Inovação da SAF, Tiago Patrício, destacou que a produtividade do município de Piracuruca é muito diversa , desde a venda de animais e seus derivados até os produtos tradicionais da agricultura familiar, além de estarem localizados em um lugar estratégico para que mais pessoas possam conhecer o trabalho das agricultoras e agricultores familiar do Piauí.

“Piracuruca é uma cidade que tem muitos assentamentos, todos com produtos muito bons, produtos muito bem trabalhados. Fora que na dinâmica de feirinha eles trabalham com carro de som, eles trabalham com a venda de animais, eles têm brincadeiras para as crianças, o que acaba movimentando mais a Quitanda, e até mesmo sorteio de brindes e leilões de capote. E assim, a localização é muito estratégica, fica atrás do Banco do Brasil, em um prédio histórico, com jardins enormes, então, teve uma participação da comunidade em peso, inclusive de outros municípios, eles conseguem fazer movimentação não só na cidade, mas em toda a região dos Cocais”, disse.

Neste ano , o projeto da Quitanda da Agricultura Familiar vai acontecer semanalmente na cidade de Piracuruca todas as sextas-feiras, e pretende começar o processo de expansão de comercialização dos produtos da agricultura familiar, levando o programa para outros municípios como Oeiras, Parnaíba e José de Freitas.

Tags: ,

 

Leia Também