Cajuína do Piauí e outros derivados do caju fazem sucesso em feira regional

A cajuína produzida pela agricultura familiar do Piauí tem encantado os visitantes da IV Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), realizada em São Luís, no Maranhão. O evento reúne os nove estados do Nordeste para promover a comercialização de produtos. Só do Piauí, são cerca de 40 itens expostos, incluindo artesanato em palha de carnaúba, mel e a cajuína. Ao todo, 13 coletivos da agricultura familiar participam da feira, entre eles a Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí (Cajuespi), que levou bebidas que vem chamando a atenção do público.

A secretária Rejane Tavares destaca os produtos que têm ganhado mais visibilidade na Fenafes, incluindo a chamada cajuaça. “Um dos grandes sucessos dessa feira é o artesanato da Planície Litorânea que está saindo muito e também a cajuaça que é a nossa cachaça de caju que está um sucesso total aqui em São Luís e nós vamos ter também o pessoal que trouxe rapadura, mel, castanha, as bolsas de artesanato também todos os produtos vindos da agricultura familiar e que estão fazendo sucesso”, afirma.

A secretária Rejane Tavares no estande da Cajuespi. (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Félix Vieira, representante da Cajuespi, comenta o que os consumidores podem encontrar no estande da cooperativa. “A gente tem aqui desde a cajuína, até destilados com produtos do álcool do caju. Nós temos a cajuaça tradicional, temos ela envelhecida, temos o gin de caju, o whisky de caju e um dos produtos que é o mais procurado é o vinagre balsâmico do caju, que dá para colocar em saladas, carnes e queijos, é excelente em acompanhamentos. Está tendo muita procura, muitas vendas e tá sendo sensacional“, relata.

Felix Vieira, representante da cajuespi. (Foto: Geirlys Silva / SAF)

No evento, os consumidores podem visitar os estandes da cajuespi e experimentar os sabores das bebidas derivadas do caju. Félix conta que muitos visitantes ainda não conheciam essas produções e que, após a degustação, passaram a apreciar o gosto da bebida. Ele explica que a cachaça é feita a partir do álcool do caju, e é considerada mais suave.

“A partir do momento que eles provam, já tem aquela reação de espanto. É saborosa, é sensacional. Então está tendo muita aceitação, muita procura. Do início ao fim da feira, todos os dias está tendo muitas vendas”, destaca Félix Vieira.

Jonathan Emanuel, visitante da quarta edição da Fenafes, experimentou as bebidas e garante que aprovou. “Estou no estande do Piauí, fiz muitas compras, cajuína e experimentei a melhor cajuína do Piauí e a melhor cajuaça também, recomendo a todos passar aqui no estande do Piauí”, diz.

Jonathan Emanuel e amigos visitam estande do Piauí na Fenafes. (Foto: Roberto Araujo / SAF)

IV Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária

A feira é uma realização do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região, e conta com uma ampla programação. Além da comercialização de produtos, o evento oferece palestras, oficinas, espaços de formação e troca de experiências. Há estandes onde produtores apresentam itens da agricultura familiar, além de áreas destinadas a movimentos sindicais, instituições de ensino, setor tecnológico, mecanização e outros segmentos ligados à agricultura familiar.

Há ainda a programação cultural que reforça as manifestações populares tradicionais da região e inclui diversas apresentações musicais. Paralelamente, ocorre a reunião do Fórum Eugênio Peixoto, que reúne gestores públicos para discutir políticas públicas voltadas ao setor.

A Feira Nordestina integra o Circuito de Feiras da Agricultura Familiar, que contempla eventos em todos os estados. No Piauí, a feira foi realizada em outubro. A programação segue até sábado (29).

 

Leia Também