Programa Juventude Rural visita quilombo para vivenciar história e produção de agricultura familiar

Os alunos do programa Juventude Rural Transformadora participaram, nesse domingo (1º), de uma aula de campo na comunidade quilombola Olho D’Água dos Negros, no município de Esperantina. Durante a atividade, os jovens conheceram experiências de produção de alimentos, a organização da associação comunitária e aspectos da história local, marcada pelo passado de escravização negra, quando a área funcionava como uma antiga fazenda.

A ação integra o módulo presencial de formação do programa, que capacita 100 jovens rurais para atuação na agricultura familiar. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e o Centro Brasileiro de Pesquisa Aplicada (Cebrap).

Jovens do programa Juventude Rural Transformadora. (Foto: Geirlys Silva/SAF)

A estudante Aylissa Kalliny Morais, que atua no território Vale dos Rios Piauí e Itaueira, destacou a experiência de conhecer o centro cultural da comunidade, onde funciona um museu que preserva a memória da escravidão no local. “Gostei muito de conhecer a história da comunidade. O casarão guarda muitos elementos que ajudam a compreender o que aconteceu ali no passado. É uma história muito forte, que nos permite sentir e refletir sobre o que foi vivido pelas pessoas naquele período”, relatou.

(Foto: Geirlys Silva/SAF)

Para a diretora de Organização e Mobilização Social da SAF, Márcia Mendes, a aula de campo teve papel fundamental, tanto na aproximação dos alunos com a realidade da comunidade quanto na orientação para a elaboração dos projetos, que serão apresentados como trabalho de conclusão do curso. “Tivemos a oportunidade de conhecer a história da comunidade e, a partir dessa escuta, vamos trabalhar com os estudantes um processo de sistematização dessas informações, que servirão de base para os projetos que eles irão desenvolver na conclusão do curso”, explicou.

O encontro será encerrado nesta segunda-feira (2), com novas atividades de campo, orientações técnicas e momentos de discussão coletiva sobre os projetos voltados à aplicação prática na agricultura familiar.

(Foto: Geirlys Silva/SAF)
 

Leia Também