Superintendentes
Clébio José Coutinho Bento – Superintendente de Ações de Apoio à Agricultura Familiar (SAAAF)

Engenheiro Agrônomo formado pela FACIAGRA e Especialista em Políticas Públicas para o Semiárido pela UESPI. Professor Substituto da UESPI no Curso de Agronomia entre 2002 e 2006, Campus Fronteiras e Picos; Extensionista Rural da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA/PI) desde 2004; Coordenador Regional do EMATER entre 2008 e 2010; Diretor Técnico do EMATER entre 2016 a 2019; Condecorado com a Medalha do Mérito Agropecuário em 2019; Diretor Técnico do PVSA/SAF-PI, entre 2019 e 2022; Superintendente da SAF desde 2023.
Evandro Carlos Miranda Cardoso – Superintendente de Comercialização, Agroindustrialização e Inovação da SAF

É Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA (antiga FCAP), Belém-PA, com Especialização em Planejamento e Desenvolvimento Municipal Sustentável, pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA/OEA e Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
Trabalhou em agências de cooperação internacional como PNUD/ONU, IICA/OEA e Fundo NOVIB/OXFAM, onde participou de trabalhos de avaliação de Projetos de Cooperação no Brasil e no Equador; integrou equipe de Consultores encarregados da elaboração do Plano de Ações Integradas para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Parnaíba (PLANAP); como Consultor Especialista, compôs a equipe do Programa Regional de Desenvolvimento Local Sustentável – Programa Nordeste Sustentável e Coordenou o Projeto de Cooperação Técnica do IICA com o Governo do Piauí, que apoiou a execução do Projeto Viva o Semiárido (FIDA). Coordenou o Estudo de Revisão de Meio Termo do Programa de Combate à Pobreza Rural do Governo do Piauí/Banco Mundial.
No Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/MDA, exerceu os cargos de Superintendente Regional no Estado do Piauí; Coordenador Nacional de Cadastro Rural, na sede, em Brasília, onde também exerceu as funções de Diretor Substituto da Diretoria de Ordenamento da Estrutura Fundiária e Gerenciou, pelo INCRA, a construção do novo Sistema Nacional de Cadastro Rural – SNCR e a Equipe do Projeto CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (INCRA/RFB).
No Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, atuou como Consultor para a área de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável – DLIS nos estados do Piauí e Pará, e no Programa Água na Escola.
Na Prefeitura de Oeiras do Pará-PA, exerceu o cargo de Prefeito Municipal, para o mandato de 1993 a 1996.
É Mediador e Conciliador Judicial junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, formado pela Escola Judiciária do TJ Piauí EJUD/CNJ, com aperfeiçoamento em mediação de Conflitos Fundiários e de Família
Jairo Chagas Júnior – Superintendente de Projetos Territoriais e Desenvolvimento Rural da SAF

Geógrafo (UFPI), Especialista em Planejamento Urbano e Gestão Socioambiental de Cidades (UFPI)
Atuou como assessor técnico pela Agência Internacional de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), tendo trabalhado com povos extrativistas para o fortalecimento dos grupos produtivos e a inserção dos seus produtos nos mercados. Foi Coordenador Regional do Projeto Articula(ação) (SENAES/MTE/UNITRABALHO) apoiando estados e municípios do Norte e Nordeste na inclusão socioprodutiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis (2013-2016), bem como no Projeto PROCATADOR, implantando Planos de Logística Solidária.
De 2016 a 2022 foi Assessor Técnico na SEPLAN contribuindo na consolidação do Planejamento Territorial Participativo. Foi também Diretor de Estudos Econômicos e Sociais (2020) na Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (CEPRO/SEPLAN).
Atualmente é Superintendente de Projetos Territoriais de Desenvolvimento Rural da SAF, coordenando a implantação de projetos estratégicos como o Piauí Sustentável e Inclusivo (PSI), o Pilares II e o Sertão Vivo.
Márcia Mendes – Superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social

Márcia Mendes é natural de Simplício Mendes é formada nos cursos de Pedagogia e Serviço Social, com especialização em Políticas Públicas e Cidadania pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Educação, Cidadania e Ruralidades pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Incialmente atuou como extensionista rural no Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), onde participou do Projeto Banco do Nordeste/PNUD/ABC, um programa de capacitação em apoio a implementação de projetos associativas de produtores rurais e urbanos, e integrou a equipe estadual de execução do Programa Comunidade Ativa, que tinha o objetivo de induzir uma dinâmica de Desenvolvimento Local e Sustentável.
Assessora, Supervisora de Área de Assentamento e Reforma Agrária, Coordenadora de Ensino e Aprendizagem, Articuladora Estadual das Redes Temáticas de Turismo Rural e Artesanato na Agricultura Familiar, Rede ATER Mulheres Rurais, de Metodologias Participativas na Diretoria de Educação e Extensão Rural, criando um canal de comunicação com agricultores e agricultoras rurais: a experiência pioneira, Emater TV. Foi Diretora de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan e, atualmente, exerce o cargo de superintendente de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF.