Governo quer criar 80 mil novos empregos no Piauí

Governador Rafael Fonteles com empresários na Fiepi
Fotos: CCom

O governador Rafael Fonteles aposta no apoio da iniciativa privada para alcançar a meta ousada de gerar 80 mil novas oportunidades de trabalho nos quatro anos de governo. “A forma de atração de investimento não é somente com atrativo fiscal, o que mais se trabalha no mundo inteiro é a infraestrutura logística e a qualificação da mão de obra”, afirmou.

O caminho principal para essa evolução econômica do Piauí passa pela digitalização dos processos industriais e a formação de mão de obra. “Estamos já na indústria 4.0, do mundo digital, temos que qualificar o nosso povo cada vez mais para o ensino técnico e tecnológico. Essa parceria com o sistema S de forma geral é muito salutar”, afirma o governador, que quer transformar o Piauí no maior celeiro de programadores do País.

Para isso, todas as escolas estaduais em escolas serão transformadas em tempo integral e técnica. A Escola Engenheiro Sampaio será referência para a formação de programadores. Em março, será lançado um edital de startups na área de saúde digital (MIT Reap), um investimento de R$ 2 milhões para 75 startups. Em maio, na frente da estação ferroviária, será inaugurado o HUB da Investe Piauí. O Estado também formalizou parceria com a APEX que viabilizará o programa de fomento às exportações piauienses “Made in Piauí”.

Rafael Fonteles fala sobre as perspectivas do Piauí para os próximos quatro anos
Fotos: CCom

O presidente da Fiepi, Zé Filho, destacou que espera um alinhamento com a nova gestão. “O nosso objetivo é construir essa ponte dos industriais com o Governo do Estado. Somos parceiros e queremos ajudar o governador a construir um Piauí desenvolvido. Essa é uma aproximação necessária por que gera emprego e o emprego é bom para o Piauí. Isso que queremos alinhar cada vez mais com o governador”, afirmou.

Participaram da reunião na Fiepi os secretários de Estado de Governo, Marcelo Nolleto; de Fazenda, Emílio Júnior; de Planejamento, Washington Bonfim; do Meio Ambiente, Daniel Oliveira; e de Infraestrutura, Roselyne Barros; a deputada Jannaína Marques, futura secretária de Desenvolvimento Econômico; e os gestores do Investe Piauí, Victor Hugo; IDEPI, Felipe Eulálio; DER-PI, Leonardo Sobral; ADH, Leonardo Nogueira; Agência de Fomento do Piauí, Fhelipe Auaújo e da Junta Comercial, Alzenir Porto.

Reunião na Fiepi
Fotos: CCom
 

Leia Também