Ouvidoria Geral do Estado – OGE/PI

Raimundo Dutra – Ouvidor Geral do Estado

A Ouvidoria Geral do Estado do Piauí iniciou seu funcionamento em 2007 e foi regulamentada por meio do Decreto Estadual n°16.150, de 24 de agosto de 2015, com a função de órgão de assessoramento imediato do Governador do Estado. Em consonância com a Lei n°7.884 de 08 de dezembro de 2022, a OGE/PI está vinculada à Secretaria de Governo do Piauí (SEGOV). 

A OGE/PI é um espaço de Cidadania, Participação e Controle Social, atuando como interlocutora entre o cidadão e a gestão pública estadual, com relação às suas manifestações quanto à prestação de serviços públicos, proporcionando sua contínua melhoria. 

Por meio dos serviços prestados pela Ouvidoria, as manifestações do tipo reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios são acolhidas, passando pelo processo de triagem, registro, encaminhamento, supervisão e monitoramento. Por meio desse serviço é possível realizar melhorias para toda a sociedade.


Notícias – Ouvidoria

Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí realiza encontro formativo sobre o Protocolo Acolhida

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE/PI) realizou, nesta segunda-feira (27), um encontro formativo com a equipe de atendimento para discutir o Protocolo Acolhida, uma iniciativa desenvolvida para melhorar o atendimento em casos de denúncias de violência e preconceito…(ver mais)

Ouvidoria-Geral fortalece comunicação entre população e Governo do Estado

Atualmente, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE-PI) coordena a Rede de Ouvidorias do Governo do Piauí, que possui 26 ouvidorias setoriais e se destaca como um importante canal de comunicação entre a população e a administração estadual, desempenhando um papel fundamental na promoção da cidadania e no fortalecimento do controle social…(ver mais)

Quarta edição do “Café com Ouvidoria” promove debate sobre democracia participativa

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) realizou, nesta quarta-feira (15), a quarta edição do Projeto “Café com Ouvidoria”, na sede do órgão, no Centro Administrativo, em Teresina. O evento teve como debatedoras: Núbia Lopes, secretária de Relações Sociais do Governo do Estado do Piauí, e Rosangela Sousa, gerente de Projetos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)…(ver mais)

OGE-PI realiza atendimentos durante ação da Justiça Itinerante em Cajueiro da Praia

A Ouvidoria-Geral do Estado do Piauí (OGE-PI) participou, de 6 a 10 de maio, de mais uma edição da Caravana Justiça Itinerante, realizada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) na Praça da Prefeitura, em Cajueiro da Praia. Os moradores do município tiveram acesso a vários serviços, incluindo o registro de manifestações a respeito do Governo do Estado e de seus órgãos…(ver mais)


Canais de atendimento

Tipos de manifestação

Comunique ocorrência de atos ilícitos ou irregularidade.

Demonstre insatisfação, críticas ou ineficiência.

Ralize o pedido de atendimento, serviço ou materiais.

Proponha melhoria aos serviços públicos.

Demonstre sua satisfação com o atendimento ou serviço ofertado.

Ex-Ouvidores

Maria do Rosário de Fátima Biserra Rodrigues.  (2007-2008)      

Primeira Ouvidora Geral do Estado do Piauí. Economista/Mestra em Educação pela UFPI. Ex-vereadora de Teresina por dois mandatos (2008/2016). Funcionária pública aposentada da Fundação CEPRO. Militante dos Movimentos Negro e de Mulheres.  

Ana Célia de Sousa Santos (2009-2010)  

Educadora Popular. Pedagoga. Doutora em Educação/UFPE. Mestra em Educação/UFPI. Especialista em Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável/UFPI. Foi Diretora da Escola de Governo do Estado do Piauí. É Professora da Universidade Estadual do Piauí. É membro da Frente Popular de Mulheres Contra o Feminicídio.

Edilberto Borges de Oliveira (2010-2011)  

Nascido em Teresina, é formado em Ciências Contábeis e um dos Fundadores do PT no Piauí. Atua no ramo de restaurantes há mais de 20 anos. Foi Diretor de Registro e Licenciamento do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí. Foi eleito Vereador de Teresina em 2012, conseguindo a reeleição. Atualmente, exerce a vice-presidência municipal do Partido dos Trabalhadores (PT). É Presidente da Comissão de Planejamento e Acessibilidade da Câmara Municipal de Teresina. 

João Mádson Nogueira (2011-2013) 

É natural de Corrente/PI, onde foi Vereador. É graduado em Direito pela UFPI. Foi Assessor de Relações Públicas da Secretaria de Segurança Pública. Foi Chefe de Gabinete da Vice Governadoria do Estado do Piauí, Diretor de Planejamento do EMATER/PI, Diretor da PRODATER e Secretário Estadual de Comunicação. Foi eleito Deputado Estadual nos anos de 2003, 2007, 2012, 2015, 2019 e 2023.   

José Roncalli Costa Paulo (2014-2015)       

Funcionário público estadual. Foi Secretário de Defesa Civil do Estado do Piauí, Secretário de Obras e Serviços Públicos e Deputado Estadual.  

Soraya de Carvalho Castello Branco Soares (2015 – 2022) 

Natural de Parnaíba-PI, formada em Comunicação Social, é cantora, produtora cultural e funcionária pública, atualmente trabalha no Setor de Triagem da OGE/PI. 

E-mail: atendimento@ouvidoriageral.pi.gov.br