Rafael Fonteles lança Programa de Aceleração dos Distritos de Inovação

A Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí) vai lançar o programa Startup Piauí – Aceleradora Estadual de Empresas Inovadoras, que visa selecionar, por meio de um edital, novas empresas que desenvolvam produtos, processos ou serviços que trabalhem no ramo da inovação.

O lançamento do edital da Incubadora e Programa de Aceleração dos Distritos de Inovação irá ocorrer a partir das 10h deste sábado (4), no Salão Nobre do Palácio de Karnak, e contará com a participação do Governador do Piauí, Rafael Fonteles e professores da Universidade do MIT.

Suporte

As empresas selecionadas irão receber suporte inicial para que consigam crescer e conquistar clientes, tornando-se startups de sucesso e gerando renda ao Estado.

O programa acontece em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (UESPI), com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e utiliza a metodologia do Massachusetts Institute of Technology (MIT), instituição dos Estados Unidos que desenvolve projetos voltados ao ecossistema empresarial de inovação.

De acordo com Christian Paz, direto-tecnológico da Investe Piauí, a aceleradora é uma ferramenta que estimula os conceitos de inovação, uma vez que muitas pessoas possuem ideias inovadoras, mas acabam não as desenvolvendo ou colocando-as no mercado. “Muitas pessoas não atingem o mercado mesmo tendo soluções inovadoras para oferecer. Então, nosso papel é ajudar no desenvolvimento dessas empresas para que elas possam ganhar corpo e estrutura”, afirma.

As startups poderão usar a estrutura do Distrito de Inovação de Teresina, que será inaugurado em breve

Tech Export Hub

Christian Paz explica que as empresas escolhidas irão receber mentorias e infraestrutura para que possam validar suas soluções e se desenvolver de maneira sustentável. Dentre as estruturas físicas que o programa irá oferecer está o Tech Export Hub, distrito de inovação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizado em Parnaíba. Além disso, o Distrito de Inovação de Teresina também estará disponível para as empresas selecionadas.

“Queremos que as empresas selecionadas consigam vender seus produtos ou soluções para o maior número de lugares possíveis, não se restringindo somente ao mercado local, algo que ocorre com as empresas tradicionais. Inicialmente, o programa irá disponibilizar esses dois distritos. Também estamos desenvolvendo projetos para a região de Uruçuí e Barra Grande”, aponta.

O edital estará aberto a todas as empresas que queiram participar e não é preciso investimento para inscrever-se. “Existem os requisitos que estão expostos no edital, mas não há custos para participar do programa”, ressalta Christian Paz.

O lançamento da aceleradora de empresas de inovação é apenas um dos projetos que devem ser maturados este ano. Isso porque, o Governo do Piauí está buscando pôr em prática ações do Marco Legal das Startups, que prevê o desenvolvimento de editais de financiamento, bem como a estruturação de incubadoras e contratação de empresas inovadoras.

Não é a primeira vez que a Investe Piauí faz a seleção de empresas de inovação. Ainda em 2022, a agência selecionou, através de um edital, seis startups com negócios digitais no segmento da saúde. Essas empresas receberam assessoria do Massachusetts Institute of Technology. O Piauí foi o segundo estado brasileiro a participar do projeto.

 

Leia Também