Governador isenta IPVA de ônibus usados no transporte de passageiro em Teresina

Governador do Piauí, Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak
Governador do Piauí, Rafael Fonteles, no Palácio de Karnak
Foto: CCom

O governador Rafael Fonteles encaminhou, na sexta-feira (17), ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva, o aditivo ao Projeto de Lei nº 10/.2023, que institui programa de regularização de débitos fiscais relacionados com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA para motocicletas até 170 cilindradas, encaminhado por meio da Mensagem nº 29, de 08 de fevereiro de 2023.


“Após o encaminhamento da Mensagem, surgiu a premente necessidade de apresentar ao Legislativo medidas para contribuir para o regular e adequado funcionamento do transporte público coletivo na região metropolitana de Teresina”, explica o governador do ofício ao presidente da Alepi .


Segundo o documento, a mobilidade urbana na região metropolitana da capital é responsabilidade do Município de Teresina e de suas concessionárias, e os usuários do sistema de transporte coletivo municipal merecem ser tratados como prioridade.

Ônibus deixa o terminal de integração em Teresina
Foto: Reprodução/PMT


“Diante disso, o Governo do Estado do Piauí apresenta sua colaboração através das medidas a seguir dispostas, confiando, pelas razões expostas, na aprovação das mesmas”, acrescenta Rafael Fonteles.


O aditivo acrescenta ao artigo 5º, XIV, isentando a cobrança de IPVA dos ônibus 0 km, de propriedade de empresa ou consórcio de empresas responsáveis pela exploração de serviço de transporte coletivo de passageiros na região metropolitana de Teresina, adquiridos a partir da data da publicação desta Lei.


O documento inclui o Artigo 10 ao Projeto: “fica o Poder Executivo autorizado a efetuar o pagamento do valor correspondente aos subsídios, garantidos em lei, relativos à gratuidade para estudantes da rede pública estadual e aos servidores públicos, no serviço de transporte coletivo de passageiros na região metropolitana de Teresina na forma definida em regulamento”.


O ofício encaminhando o aditivo será lido pela Mesa Diretora da Alepi na primeira sessão ordinária depois do Carnaval e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça. O presidente Franzé Silva pediu aos líderes dos partidos para que as comissões técnicas iniciem as reuniões na primeira semana de março.

 

Leia Também