Primeiro piauiense arcebispo de Teresina, Dom Juarez Sousa da Silva teve uma solenidade de posse prestigiada por missionários, lideranças religiosas e políticas de todo o Piauí. O governador Rafael Fonteles participou da cerimônia, realizada no sábado, 25, na Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Dores, acompanhado da esposa Isabel e de secretários de Governo, dentre eles o secretário de Governo, Marcelo Nolleto.
A solenidade reuniu caravanas das dioceses do Piauí, além das 96 unidades pastorais da Arquidiocese de Teresina, que realizaram uma extensa programação de acolhida, iniciada na noite da sexta-feira com uma vigília eucarística e uma caravana de Altos a Teresina, na manhã do sábado. “Rogamos a Deus e ao Espírito Santo para que nosso Arcebispo cumpra com muita sabedoria sua nobre missão”, declarou o secretário.
O governador Rafael Fonteles destacou o trabalho social realizado por Dom Juarez nas dioceses de Oeiras e Parnaíba e fez uma homenagem de agradecimento do Governo do Estado a Dom Jacinto pelos quase 11 anos de serviços à frente da igreja em Teresina. Dom Jacinto se afasta da missão por ter completado 75 anos de idade.
Natural de Barras, Dom Juarez é o oitavo arcebispo de Teresina. “Aqui estou em nome de Deus e na força do Espírito Santo, com esperança para tomar posse. Venho aqui para pertencer a vocês. Permito-me que tomem posse de mim”, disse em sua primeira homilia, o novo arcebispo.