Toninho da Caridade toma posse na APPM

O prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel de Sousa Silva, o Toninho de Caridade, tomou posse na tarde desta terça-feira, 3, como presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM). A solenidade contou com a presença do governador Rafael Fonteles, prefeitos, deputados, vereadores, secretários de Estado e outras autoridades.

Ampliar o federalismo de cooperação é a defesa feita pelo governador Rafael Fonteles. Ele destacou que a proposta é estar cada vez mais próximo dos prefeitos e alinhar as equipes de gestões municipais com a equipe do governo estadual, para que as políticas públicas funcionem melhor em programas de cofinanciamento, de convênios que serão celebrados para melhorar a educação básica, a atenção primária na saúde, e na assistência social.

“Conheço o Toninho de Caridade. É um grande prefeito e gestor, querido por seus pares, tanto que obteve votação expressiva na eleição da APPM e o vejo como um grande articulador, um homem de diálogo e acredito que será muito produtivo em sua gestão à frente da APPM”, ressaltou o governador.

Toninho de Caridade afirmou que a expectativa é de muito trabalho, pois são várias pautas municipalistas em questão. Uma das principais é a adequação dos municípios ao pacto federativo e o reajuste nos valores dos programas de saúde e de educação, que estão defasados há mais de 20 anos.

“São ações que esperamos ter a sensibilidade por parte do Governo Federal para podermos avançar”, disse, enfatizando que os municípios recebem poucos recursos e que um fator que causa déficit nas contas públicas das prefeituras é deixar de investir nas suas cidades para complementar programas de governo.

De início, o novo presidente da APPM defende que seja feita uma reavaliação do pacto federativo, de forma que a divisão do bolo tributário seja mais justa, para que os municípios não recebam somente atribuições, mas também os recursos para execução dos programas destinados pelo Governo Federal aos municípios.

O prefeito ressaltou a importância do alinhamento entre a APPM e o Governo do Estado, para garantir mais celeridade para as ações municipalistas. “Com certeza teremos bom entendimento, conhecemos a gestão de quem está entrando, o comprometimento com o municipalismo e acredito que será uma parceria de grande importância para os prefeitos”, afirmou Toninho.