Piauí vai realizar mais de 40 mil cirurgias em 2023

Foi lançando o “Programa Saúde em Dia”, que tem como objetivo acelerar ações, como a vacinação e cirurgias eletivas, bem como a implantação de novos serviços em hospitais estaduais. Na ocasião, o governador Rafael Fonteles anunciou que o Piauí vai zerar as filas por cirurgia até outubro deste ano e pretende ainda elevar a vacinação da população ao patamar mínimo de 90% de cobertura.

“Este é um momento histórico para o Piauí. Estou feliz, como governador, por dar de presente ao Piauí, junto com o presidente Lula, este programa de redução de filas de cirurgias e garanto que o Piauí não vai diminuir até outubro deste ano: nós vamos zerar a fila, com [quase] 15 mil cirurgias que serão feitas a mais do que o procedimento feito por mês nos hospitais estaduais nas mais diversas especialidades em todas regiões do estado”, afirmou o governador. Até outubro, serão 14.722 cirurgias eletivas, além de mais de 27 mil cirurgias de catarata.

Serão, portanto, mais de 40 mil cirurgias apenas neste ano dentro do programa de mutirão do Governo do Estado. “O governador Rafael Fonteles garantiu que a partir de outubro o piauiense vai esperar menos de 60 dias por uma cirurgia”, ressaltou o secretário de Governo, Marcelo Nolleto durante a solenidade, que contou com a presença inusitada do Zé Gotinha.

O Governo também anunciou novos serviços de saúde, como o tratamento de cardiologia e a oncologia, que serão realidade ainda neste semestre no Hospital Getúlio Vargas. “Serão realizados 10 novos serviços de alta complexidade nos hospitais estaduais, dentre eles, implantação no Hospital Getúlio Vargas, com conclusão até o mês de maio, dos serviços de cirurgia cardíaca, hemodinâmica cardíaca, assistência do infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (IAM), ambulatorial pós-transplante renal e habilitação oncológica”, declarou o secretário de Saúde, Antonio Luiz.

Para o hospital Areolino de Abreu, também em Teresina, foi autorizado o serviço de odontologia. Para o hospital Tibério Nunes, em Floriano, serão disponibilizados, até maio deste ano, os serviços de ambulatório de especialidades e habilitação em ortopedia de alta complexidade. Já no Hospital Regional Deolindo Couto, em Oeiras, foi autorizado o serviço de pediatria 24 horas.