Acelera Seduc antecipa metas e promete ser maior programa de ensino e aprendizagem do Piauí

O Governo no Piauí apresentou nesta quinta-feira, 30, dia em que completou 90 dias de nova gestão, o maior programa de fortalecimento do ensino e aprendizagem da história do nosso Estado: o Acelera Seduc. Com três frentes iniciais bem definidas, a finalidade é nortear projetos que garantam o cumprimento eficiente e efetivo das metas destacadas no Plano de Governo. O governador Rafael Fonteles, o secretário de Educação, Washington Bandeira, e o secretário de Governo, Marcelo Nolleto, participaram do ato solene no Palácio de Karnak.

As metas são ambiciosas e reais: expansão das escolas de tempo integral (agora serão 104 escolas), oferta de aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio e expansão do ensino técnico.

Rafael Fonteles reforça que, até o final de 2023, serão 104 novas escolas de Tempo Integral, chegando ao total de 200 escolas com esse regime no Piauí, cerca de 40% do total. “Aquelas escolas que já possuem biblioteca, quadra poliesportiva, laboratório de informática, laboratório de ciências, um refeitório e uma cozinha mais amplos, pois o aluno almoça na escola, receberão o tempo integral ao longo deste ano”, completou o governador.

Partindo de evidências das avaliações educacionais, o secretário da Educação, Washington Bandeira, fez uma apresentação detalhando as abordagens de execução em cada frente de ação. “No implemento da ação ‘O Ser Integral Faz Diferença’, passaremos de 96 escolas de Tempo Integral para 200 escolas este ano. Isso significa uma passagem de 23.800 matrículas do Ensino Médio de Tempo Integral para 62 mil matrículas e 50 municípios com escolas de Tempo Integral para 122 municípios”, explicou.

O “Seduc Tec” consiste na formação técnica de nível médio com foco nas vocações dos territórios de desenvolvimento do Piauí, divididos em quatro eixos: turismo, tecnologia da informação, energias renováveis e agrotécnica. “Estas áreas estão conectadas com as vocações produtivas do nosso Estado e com as profissões do futuro, que são a Tecnologia da Informação, as Energias Renováveis, Turismo e Agrotécnico. Hoje, especialmente, nós iremos lançar o primeiro curso da Seduc Tec, que é o curso de Desenvolvimento de Sistemas, com ênfase em inteligência artificial, atendendo 5 mil alunos de 100 escolas, aqui da nossa rede”, explicou.

Com foco no crescimento dos índices de aprendizagem do Piauí, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Seduc também lança o Projeto de Recomposição da Aprendizagem, que consiste na promoção de aulas extras de língua portuguesa e matemática para todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

A ação envolverá 2.782 professores de língua portuguesa e matemática, beneficiando quase 37 mil estudantes da rede pública estadual.

 

Leia Também