Rafael Fonteles e comitiva viajam em missão oficial à Estônia e Portugal

Como último compromisso da quinta-feira (30), antes da viagem para a Europa, o governador Rafael Fonteles transmitiu o cargo para o vice-governador Themístocles Sampaio, no Salão Azul do Palácio do Karnak, na presença de familiares do agora governador interino do Estado.

Nesta sexta-feira (31), Rafafel Fonteles e comitiva seguem para a República da Estônia e Portugal o inaugurados os escritórios da Investe Piauí em Portugal e na Estônia, que terão como objetivos a atração de investimentos estratégicos e a aproximação do estado de países tecnologicamente avançados.

Tallinn, capital da República da Estônia

Compromissos

Rafael Fonteles desembraca em Tallinn, capital da Estônia, no sábado (1º de abril) e já no domingo (2) cumpre agenda cultural, visita um orfanato – junto com a primeira-dama, Isabel Fonteles – e participa de atividade, quando vai falar sobre as potencialidades do Piauí na produção de hidrogênio verde.

O governador inicia a segunda-feira (3) no evento e-Estônia Briefing Center e visita à sede da Prefeitura de Tallinn. Rafael vai ao Ecossistema de Inovação, para conhecer cases de empresas ligadas ao turismo e economia, como Lift 99, uma hub de coworking. À noite, Rafael Fonteles lança o Piauí Startups e Barra Grande para Nômades Digitais.

Na terça-feira (4), o governador vai conhecer os sistemas de saúde (e-health), de segurança (e-segurança) e também da administração do governo. A ideia é estabelecer parcerias com o governo estoniano, considerado o mais digital do mundo. Rafael Fonteles participa do evento de lançamento da Câmara de Comércio Digital Piauí e UE X-Road.

Na quarta-feira (5), o governador do Piauí vai conhecer o sistema educacional estoniano e visitar a escola Kindluse Kool. Logo após a comitiva segue para Portugal.

Em Lisboa, no dia 6, Rafael Fonteles lança o “H2Piauí – Cimeira Piauí Europa de Hidrogênio Verde”, com o objetivo de estabelecer e estreitar laços de cooperação entre instituições públicas e privadas.

Durante o lançamento, Rafael Fonteles vai apresentar aos empresários, representantes de governos e pesquisadores, o programa estratégico para a promoção de toda a cadeia econômica do Hidrogênio Verde, inclusive os investimentos que serão realizados nas áreas de Qualificação, Governança Territorial e Economia do mar, destacando o Piauí como referência brasileira em energias renováveis. “Vamos mostrar as razões pelas quais o Piauí é o local ideal para investimentos na cadeia econômica do Hidrogênio Verde”, afirma o governador.

Em boas mãos

Antes de viajar, o governador Rafael Fonteles destacou a confiança em Themístocles Filho. “Nós fizemos o programa de governo juntos e tenho a absoluta confiança e a sociedade do Piauí também, de que ele irá seguir nesse caminho do desenvolvimento nesse período que estarei afastado para viagem internacional, aprovada pela Assembleia Legislativa. Desejo sucesso e que cuide bem do nosso povo”, afirmou Rafael Fonteles.

Transmissão de cargo de Rafael Fonteles para Themístocles Filho antes da viagem à Europa
Foto: CCom

Sexta-feira

Themístocles Filho tem reunião na Superintendência da Caixa Econômica Federal para tratar de projeto de habitação em Esperantina. “Esse é resultado de um trabalho de quase um ano. Serão 150 residências que iremos construir em Esperantina, com a Caixa Econômica financiando 100%. Serão quase R$20 milhões investidos e esse projeto pode servir de piloto tanto para prefeituras, como para o Governo do Estado”, adiantou o governador em exercício.

Fotos: CCom