O governador do Piauí, Rafael Fonteles, se reuniu, nesta terça-feira (4), com representantes do Ministério do Interior da Estônia, que cuida da segurança pública e do registro dos cidadãos no país. Ele conheceu a tecnologia que facilita o acesso aos serviços públicos e auxilia a segurança do país, referência em tecnologias inovadoras para proteção dos cidadãos.
Rafael lembrou que o Piauí implementa ações que utilizam a tecnologia como ferramenta para identificação dos cidadãos por meio digital, via biometria. “Estamos avançando nesse mesmo caminho no Piauí. Já iniciamos o processo de implantação da identidade digital, um modelo semelhante ao que conhecemos durante reunião que tivemos, hoje, no Ministério do Interior da Estônia. Estamos trabalhando para incorporar as melhores práticas deste país, unificar dados para permitir a integração dos órgãos e o acesso rápido e seguro aos serviços públicos”, ressalta Rafael Fonteles.
O governador disse que os resultados obtidos na Estônia em função dessa sistemática digital são impressionantes, o que reforça a diretriz principal de fazer o registro único dos cidadãos do Piauí com a biometria para que, a partir daí, se tenha toda a base de dados da população e poder integrar, obviamente, com a segurança dos dados que são necessários.
Segundo Rafael, a sistemática digital utilizada na Estônia será aplicada no Piauí para a integração de todos os órgãos do governo, como segurança pública, saúde, educação, assistência social, possibilitando a prestação de um serviço muito melhor e mais seguro para a sociedade.
O Ministério do Interior da Estônia é responsável por garantir a ordem pública e a segurança interna; guardar e proteger a fronteira do estado e assegurar o regime fronteiriço. Cabe ainda ao órgão a coordenação de questões de cidadania e migração, bem como assuntos relacionados a estatísticas populacionais e vitais.
Missão piauiense conhece o sistema digital de saúde da Estônia
No terceiro dia de viagem à Estônia, Rafael Fonteles também conheceu o Fundo do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Estônia, o TerviseKassa. O sistema possui um banco de dados com todo o histórico médico dos pacientes, integrando o atendimento em toda a rede de saúde, o que facilita, melhora e dá celeridade aos atendimentos em saúde.
Na oportunidade, o governador e o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campelo, foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, Rain Laane, que explicou como o sistema funciona.
Rafael Fonteles elogiou o sistema de saúde digital da Estônia e afirmou que este é o caminho que o Piauí pretende seguir. “Estamos fortalecendo os nossos serviços de saúde com a implementação do projeto de telessaúde, que permitirá atendimento remoto com especialistas em toda a rede pública. E vamos levar a experiência do modelo estoniano para aprimorar a prestação desses serviços, de forma que tenhamos maior resolutividade e qualidade, focado nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o governador.
O superintendente Dirceu Campelo destacou a modernidade do sistema e a sua capacidade de integrar diversos serviços e ter todo o histórico médico dos pacientes à disposição, o que gera maior eficiência e um atendimento de melhor qualidade aos cidadãos.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, o país báltico tem cooperado e compartilhado experiências com vários outros países, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde em todo o mundo. “Nós podemos ajudar o Piauí em diversas áreas, especialmente no que diz respeito à tecnologia no sistema de saúde. Podemos compartilhar tanto o que funcionou como o que não deu certo em nosso país. E isso poderá ajudar a economizar dinheiro público, pois cometemos equívocos que outros podem evitar”, finalizou Rain Laane.