Projeto Piauí Saúde Digital é pioneiro no Brasil

O governador Rafael Fonteles inaugurou, na segunda-feira (24), no município de Piripiri, o Projeto Piloto Piauí Saúde Digital, um serviço com teleconsultas e telediagnósticos. A ação, pioneira no Brasil, tem como foco transpor as barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para ampliar a oferta de serviços e informações em saúde à população do estado. O investimento previsto no projeto é de R$ 2.501.760,00, provenientes do Tesouro Estadual.

O secretário de Governo, Marcelo Nolleto, acompanhou a visita, que teve a presença da prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira, parlamentares, secretários de Estado e lideranças políticas da região. A comitiva visitou a UBS 13, para entrega de equipamento, demonstração de triagem e teleconsulta, e o Hospital Regional Chagas Rodrigues.

O Piauí Saúde Digital tem como objetivo expandir e melhorar a rede de serviços de saúde, sobretudo, da atenção primária, e sua interação com os demais níveis, fortalecendo as redes de atenção à saúde do SUSA. Em Piripiri, o projeto já está presente nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Piripiri e no Hospital Regional Chagas Rodrigues; e, para viabilizar a operação do saúde digital, 250 profissionais já receberam treinamento.

Oito especialidades médicas foram integradas em cada uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com exames de eletrocardiograma para casos de infarto – principal causa de morte no Brasil na própria UBS – com enfermeiro de plantão e o técnico de enfermagem, para aplicar a medicação correta. Isso integrado ao Hospital Regional Chagas Rodrigues, com a policlínica, que tem a central de exames equipada com raio-x, ultrassom, tomografia, mamografia e laboratório de análises clínicas. Ao todo, já foram realizados 1.250 atendimentos entre consultas e telediagnósticos no município.

O projeto é pioneiro no Piauí e no Brasil pela sua integração. A ficha médica do paciente é disponibilizada para o Hospital Regional e também para todos os hospitais ponta de rede do Estado. “Com isso, vamos reduzir as filas de espera de pacientes não urgentes e o tempo para atendimentos, evitando os deslocamentos desnecessários de pacientes para outros municípios. Queremos implementar esse sistema em todos os 224 municípios do Estado. É a tecnologia aliada na melhoria da saúde e da qualidade de vida da nossa gente”, declarou o governador.

Casos que podem ser atendidos por telemedicina: Síndrome gripal (gripe, resfriado, rinite alérgica, Covid-19), desde que paciente esteja com boa saturação e respirando sem esforço e sem febre; infecção urinária sem sinais de alarme (dor lombar, febre ou calafrio); gastroenterite aguda (paciente que está com náuseas, vômitos, diarreia) sem febre; renovação de receitas médicas, desde que dentro do prazo de validade de 6 meses; análise de resultados de exames laboratoriais e de imagem; e solicitação de exames de rotina. Pacientes apáticos e com febre há mais de dois dias precisam passar pelo atendimento presencial.