Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica finaliza primeiro ciclo de OKRs

O primeiro ciclo do modelo de gestão de OKRs (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) da Secretaria de Governo, implantado através da Diretoria de Planejamento e Gestão Estratégica, foi finalizado nessa terça, 11.

Na oportunidade, foi feita uma avaliação das metas atingidas e dos objetivos que foram traçados no início do trimestre. “Um momento essencial para analisar o progresso em relação aos objetivos e resultados-chave, identificando os principais aprendizados e de ajuste das metas para o próximo ciclo. Foi um trabalho árduo, com muitas horas de dedicação, mas o resultado aconteceu. Uma conquista coletiva com todos os servidores dando o seu melhor”, declarou o superintendente de Gestão e Governança da Segov, Thyago Januário.

O comprometimento da equipe foi ressaltado pelo secretário de Governo, Marcelo Nolleto. “Desde o início, os servidores demonstraram um comprometimento excepcional, uma ética de trabalho exemplar e uma paixão genuína por alcançar resultados de alto nível. Suas habilidades individuais se complementam perfeitamente, criando uma sinergia notável que impulsiona e nos levará ao sucesso coletivo”, afirma o secretário.

Os OKRs ou Objetivos Estratégicos finalizados no trimestre foram: o gerenciamento de processos através da padronização, otimização e organização dos processos das unidades da Secretaria de Governo, pela Coordenação de Gestão de Processos; disseminação da cultura de Planejamento Estratégico através do desenvolvimento de projetor de forma estruturada, pela Coordenação de Projetos Estratégicos; e a finalização do diagnóstico de todos os setores da secretaria e dos prédios associados, pela Coordenação de Gestão Socioambiental.

A Secretária de Governo possui ainda 23 OKR’s em andamento, com 72 check-in (checagens) pré-agendados, e 7 OKR’s programadas, considerando todas as suas unidades.

OKR

OKR (Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-Chave em português) é uma metodologia de gestão muito utilizada por empresas no Vale do Silício. De modo simplificado, pode se dizer que é uma fórmula para definir metas sendo como “Eu vou” (Objetivo) “medido por” (conjunto de resultados-chave).

Os Objectives and Key Results (OKR) foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, mas se tornaram mais conhecidos quando, em 1999, um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da empresa em volta de uma mesa de ping pong.

O método ganhou fama por ter suportado o crescimento do Google – a empresa foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 85 mil atualmente – mostrando que pode ser utilizado tanto por pequenas empresas como por grandes corporações.