Corpo de Bombeiros celebra 79 anos com valorização da carreira e dos profissionais piauienses

Promoções, homenagens e anúncio de mais investimentos marcaram as comemorações dos 79 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, na manhã desta terça-feira, 18. Em solenidade com a presença do governador Rafael Fonteles, 40 bombeiros foram promovidos e 41 autoridades civis e militares foram agraciadas com a Medalha Imperador Dom Pedro II, dentre elas o secretário de Governo, Marcelo Nolleto.

Rafael Fonteles destacou o fortalecimento da instituição como uma prioridade de Governo. “São profissionais que salvam vidas e o meio ambiente de norte a sul do Piauí. Está em andamento o maior concurso já realizado para a corporação, que vai nomear 400 novos bombeiros militares para o Piauí. Teremos o maior aumento de efetivo da história, o que vai possibilidade a interiorização da corporação”, declarou o governador.

O governador também anunciou a entrega de mais equipamentos, dentre eles uma nova escada Magirus, usada para o combate a incêndios em prédios de até 20 andares. “Hoje a corporação está expandindo para vários municípios como Corrente, Uruçuí, Bom Jesus e Esperantina. A ideia é oferecer um serviço mais eficaz para a população”, afirmou comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel José de Arimateia Rego.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros integra o sistema de segurança pública do Piauí e é a instituição responsável pela execução de atividades de defesa civil. Conta comum efetivo composto por 324 policiais que atuam diretamente na proteção, salvamento e prevenção de incêndios no território piauiense. São profissionais envolvidos no atendimento a emergências médicas, resgate em áreas de difícil acesso, busca e salvamentos aquáticos, entre outras operações de resposta a desastres.

Com o lema “vida alheia e riqueza salvar”, os bombeiros piauienses também são treinados para lidar com situações de emergência, como acidentes automobilísticos, inundações, desabamentos e outros incidentes que representem risco à vida e ao patrimônio. Podem, ainda, realizar pesquisas técnico-científicas, com vistas à obtenção de produtos e processos, que permitam o desenvolvimento de sistemas de segurança contra incêndio e pânico.

Além das atividades de resposta a emergências, o Corpo de Bombeiros desempenha um papel importante na conscientização da população sobre medidas de segurança, oferecendo treinamentos, palestras e orientações relacionadas à prevenção de incêndios e acidentes.

Fotos: Dhayara Oliveira (Segov) e Regis Falcão (CCOM-PI)